TECNOLOGIAS NA REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA

Autores

  • Ligiane Salvino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Palavras-chave:

inclusão digital; deficiência visual; reabilitação.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante um projeto de extensão do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), nordeste do Brasil, com foco na inclusão
digital de pessoas com deficiência visual. O indivíduo que perde a capacidade de enxergar normalmente
passa de um estado de autonomia para uma dependência, especialmente em nível de mobilidade. O
período de reabilitação requer reaprendizagens em todas as áreas, inclusive na perspectiva da tecnologia,
quando precisam reaprender a usar o computador de uma forma diferente. Nesse sentido, depois de muita
observação, os sujeitos foram entrevistados bem como um parente próximo, de modo a confirmar as evoluções
comportamentais a partir da independência conquistada com o uso de tecnologias digitais, internet e redes
sociais. Como resultado, constatou-se que a inclusão digital pode reestabelecer a autoestima dos sujeitos,
impactar positivamente na reabilitação, além de resultar em outras inclusões, como a social.

Biografia do Autor

Ligiane Salvino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Graduada em ciências da computação (UFPB, 2001); especialista em desenvolvimento para web (UNIBRATEC, 2009); mestre em ciências e educação matemática (UEPB, 2017). Desenvolve projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência visual.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

SALVINO, L. G. M. TECNOLOGIAS NA REABILITAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL ADQUIRIDA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 1, p. 54–65, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/53. Acesso em: 23 nov. 2024.