DISCUTINDO A LITERATURA SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Autores

  • Phagner Ramos Tavares UFPE

Palavras-chave:

inclusão, deficiência-auditiva, estudos surdos

Resumo

Objetivo: identificar na literatura trabalhos sobre a educação no Agreste de Pernambuco, centrando-se na inclusão de pessoas surdas, e a partir destes trabalhos refletir sobre os limites e possibilidades da prática atual. Método: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas plataformas Scielo, Pepsic e periódicos capes, e nos Anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) com os descritores educação e agreste. Resultados: encontrando-se 13 trabalhos, estes centrados na educação em saúde, formação de professores, política educacional, educação popular e do campo. Esses trabalhos apontam para a escassez de trabalhos, e a indisponibilidade de formação inicial e continuada na região, além da precariedade da profissão de professor e da estrutura escolar regular. Conclusões: Visibiliza-se assim os principais desafios da região: defasagem de formação, déficit estrutural e financeiro das escolas e impasses entre os diferentes níveis de gestão (municipal, estadual e federal). Apesar das dificuldades, há o reconhecimento da diferença surda como questão linguística, e isso é um importante avanço, que demonstra as reverberações desse discurso. Isso, exemplifica-se em inclusões ‘parciais’ dos estudantes surdos do agreste, que aparentemente tornam-se sinalizadores em espaços reclusos sem conseguirem comunicarem-se efetivamente com professores e colegas ou acabam por serem oralizados para aproximarem-se da normalidade.

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

RAMOS TAVARES, P. DISCUTINDO A LITERATURA SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 130–146, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/545. Acesso em: 22 dez. 2024.