EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INTERDEPENDÊNCIAS MOBILIZADAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Inclusiva; Gestão Escolar; Projeto Político Pedagógico; Inclusão EscolarResumo
O presente artigo visa discutir acerca do papel da gestão na promoção da inclusão escolar no ensino público.
Objetivou-se analisar a relação entre a atuação da gestão escolar e a implantação de uma cultura escolar
inclusiva, concomitantemente que se discute acerca da elaboração de um Projeto Político Pedagógico que
considere novas práticas pedagógicas para esses sujeitos, isto feito na efetuação de projetos de educação
inclusiva como o Atendimento Educacional Especializado. Realizou-se um estudo de campo em uma escola
municipal na cidade de Caruaru-PE na qual os dados foram coletados por meio da observação, conversas
informais, e análise do Projeto Político e Pedagógico e Regimento interno da escola, ancorando-nos na análise
de conteúdo. Como resultado evidenciou-se que a gestão da escola não tem suas propostas de inclusão
apenas nos papéis e documentos legais da mesma, porém atua pedagogicamente proporcionando a esses
alunos uma educação de qualidade e que respeitas as diferenças.