EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INTERDEPENDÊNCIAS MOBILIZADAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Amós Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)
  • Orquídea Paulino Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Palavras-chave:

Educação Inclusiva; Gestão Escolar; Projeto Político Pedagógico; Inclusão Escolar

Resumo

O presente artigo visa discutir acerca do papel da gestão na promoção da inclusão escolar no ensino público.
Objetivou-se analisar a relação entre a atuação da gestão escolar e a implantação de uma cultura escolar
inclusiva, concomitantemente que se discute acerca da elaboração de um Projeto Político Pedagógico que
considere novas práticas pedagógicas para esses sujeitos, isto feito na efetuação de projetos de educação
inclusiva como o Atendimento Educacional Especializado. Realizou-se um estudo de campo em uma escola
municipal na cidade de Caruaru-PE na qual os dados foram coletados por meio da observação, conversas
informais, e análise do Projeto Político e Pedagógico e Regimento interno da escola, ancorando-nos na análise
de conteúdo. Como resultado evidenciou-se que a gestão da escola não tem suas propostas de inclusão
apenas nos papéis e documentos legais da mesma, porém atua pedagogicamente proporcionando a esses
alunos uma educação de qualidade e que respeitas as diferenças.

Biografia do Autor

Amós Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA), Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e membro do GEECAMPO (Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo). Desenvolvendo pesquisas acadêmicas para o referido grupo de pesquisa e estudo, bem como para disciplinas obrigatórias nas seguintes áreas: Educação do Campo, Educação Popular, EJA, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Inclusão Escolar, Trabalho Docente, Didática, Práticas de Ensino, Atendimento Educacional Especializado, Educação Inclusiva. Contatos: amossantoss10@gmail.com . Fone: 993988152 / 994712050

Orquídea Paulino, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2015). Professora Adjunta da Universidade
Federal de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

SILVA, A. S.; PAULINO, O. M. de S. G. EDUCAÇÃO INCLUSIVA, GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO INTERDEPENDÊNCIAS MOBILIZADAS PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 1, p. 80–93, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/55. Acesso em: 22 dez. 2024.