REMINISCÊNCIA SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS APONTAMENTOS DE PESQUISA DE ANA PAULA MENDES RODRIGUES CAVALCANTI (2013 – 2020)

Autores

  • Maria Valdenice Resende Soares Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo tem por objetivo catalogar a produção acadêmica de Ana Paula Mendes Rodrigues Cavalcanti, abarcando suas andanças como pesquisadora sobre gênero e história da educação, entre os anos de 2013, início do seu doutoramento, até 2020, ano fatídico de sua partida prematura. Desta forma, os trabalhos escritos por ela, bem como as orientações as quais se dedicou, foram tidos como a base desta pesquisa. A saber: A tese intitulada Um jogo de lembranças: gênero, cultura e história local na prática educativa de Julieta Pordeus Gadelha: (1950 - 2000), defendida em dezembro de 2016; artigos; trabalhos de conclusões de curso e; projetos de pesquisa e extensão orientados por ela. Conclui-se de seus estudos sobre mulheres que se tornaram professoras que as teorias pós-críticas de currículo ganharam um alinhamento nas questões do multiculturalismo e das diferenças culturais, destacando-se as de gênero que, desde o Brasil patriarcal, tornaram mais acentuadas as relações de poder entre homens e mulheres.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

RESENDE SOARES, M. V. REMINISCÊNCIA SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS APONTAMENTOS DE PESQUISA DE ANA PAULA MENDES RODRIGUES CAVALCANTI (2013 – 2020). REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 4, n. 3, p. 4–17, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/550. Acesso em: 22 dez. 2024.