O TEA NO ENSINO SUPERIOR:

CONHECIMENTO DOS DOCENTES DE UMA IES PARAIBANA

Autores

  • Salomite dos Santos Delgado UEPB
  • Livânia Beltrão Tavares

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar o conhecimento dos professores universitários do curso de Educação Física no município de Campina Grande acerca do TEA e das metodologias específicas de ensino para os autistas. Em relação à metodologia, o estudo é de caráter descritivo com abordagem qualitativa. A amostra da pesquisa foi composta por nove docentes universitários do curso de Educação Física em uma universidade pública do município de Campina Grande e utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário semiestruturado. Constatou-se falta de conhecimento e de envolvimento por parte da maioria dos participantes da pesquisa em relação à temática do Transtorno do Espectro Autista. O estudo visa contribuir para que os professores possam refletir sobre a prática pedagógica de ensino com autistas no ensino superior. 

Biografia do Autor

Salomite dos Santos Delgado, UEPB

Especialista em Educação Especial na Perspectiva da educação Inclusiva – UEPB, Brasil; Especialista em Educação Física Escolar – UEPB, Brasil.

Livânia Beltrão Tavares

Doutora em Psicologia – UCES – Buenos Aires, Mestre em Saúde Coletiva – UEPB, Brasil, Neuropsicóloga Clínica, Psicopedagoga Clínica.

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Publicado

2022-12-23

Como Citar

DOS SANTOS DELGADO, S.; BELTRÃO TAVARES, L. O TEA NO ENSINO SUPERIOR: : CONHECIMENTO DOS DOCENTES DE UMA IES PARAIBANA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 108–129, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/559. Acesso em: 22 dez. 2024.