A ARTE DE CONSTRUIR A HISTÓRIA ATRAVÉS DA MEMÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA UAMA

Autores

  • Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Hilmaria Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Palavras-chave:

Memória; Idosos: UAMA.

Resumo

A proposta deste trabalho é convidar o leitor a fazer um exercício de memória. Lembrar como algumas
sensações, a partir de experiências sensíveis durante a vida, ficam registradas em nossa memória. Pensar
ainda, como a construção das memórias dizem sobre a trajetória de vida dos sujeitos. Os sujeitos aqui
pensados são idosos que, a partir da experiência da educação através da Universidade Aberta à Maturidade
– UAMA, ressignificaram suas memórias e a criação de si. Apresentamos então a experiência do Sr. Domingos
que, em trajeto pela memória do ser idoso e pela experiência da educação, ressignificou aquela categoria
etária por muito tempo foi, e ainda, tão pouco compreendida e invisibilizada por parte da sociedade.

Biografia do Autor

Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande, Brasil (2014).

Hilmaria Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Doutorado em Programa de Pós-graduação em História - UFPE pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2018). Professora Formadora da Universidade Federal de Campina Grande, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

LIMA, R. A.; SILVA, H. X. A ARTE DE CONSTRUIR A HISTÓRIA ATRAVÉS DA MEMÓRIA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA NA UAMA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 2, n. 1, p. 110–121, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/57. Acesso em: 22 dez. 2024.