PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO VISOTÁTIL DE LIVROS ILUSTRADOS

Autores

  • Márcio James Soares Guimarães Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Design Inclusivo, Livro Infantil, Leitura e Interpretação, Deficiência Visual, Informação Visotátil

Resumo

Este estudo trata do processo de análise e interação que as crianças com ou sem deficiência visual realizam ao ler, interpretar e elaborar conceitos acerca das imagens e narrativas apresentadas em livros ilustrados infantis. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação de caráter qualitativo utilizando uma metodologia desenvolvida por Arizpe & Styles (2004). Como resultado, obteve-se a elaboração de um esquema de decodificação da informação visotátil, baseado no modelo global de decodificação proposto por Silva (2008), que busca apresentar o processo de interpretação dos recursos táteis.

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

SOARES GUIMARÃES, M. J. PROCESSO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO VISOTÁTIL DE LIVROS ILUSTRADOS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 26–42, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/584. Acesso em: 23 nov. 2024.