ENSINO COLABORATIVO COMO PROPOSTA DE TRABALHO PARA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Daniela Cristina Barros de Souza Marcato UFMS
  • Marinice Rosicley Gaúna Buldi Pereira

Resumo

Objetivou-se discutir a relevância do Ensino Colaborativo para uma educação inclusiva nas escolas comuns regulares, identificando se há estudos com esta abordagem teórica no Estado de Mato Grosso do Sul. Realizou-se um estudo exploratório de caráter bibliográfico a partir de artigos sobre Ensino Colaborativo ou Coensino disponíveis nas plataformas da Anped e do Google Acadêmico. Refletiu-se que embora o tema Ensino Colaborativo possua várias publicações em outros Estados, em Mato Grosso do Sul os dados são incipientes por não haver ainda evidências de sua aplicabilidade. Considera-se que é preciso ampliar as pesquisas acadêmicas e científicas neste tema na região com o intuito de conhecer o que tem sido feito a respeito da colaboração entre os profissionais da escola comum e da Educação Especial bem como de outras práticas em prol da Educação Inclusiva no Estado.

Biografia do Autor

Daniela Cristina Barros de Souza Marcato, UFMS

É Pedagoga e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Realiza pesquisas na área de Educação Especial desde 2003. Atuou como professora da Educação Básica de 2010 a 2014 e do Ensino Superior desde 2010. Foi professora substituta na Unesp de Presidente Prudente nos anos de 2011 e 2012 e Professora Assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Aquidauana, atuando especialmente com Educação Especial, Inclusão e Estágio nos anos de 2014 e 2015. Atualmente é professora Ajunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com Inclusão Escolar, Formação de professores, Iniciação na Carreira docente, Educação Infantil, Práticas Educativas e Brinquedoteca.

Marinice Rosicley Gaúna Buldi Pereira

Graduada em Pedagogia - Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

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Publicado

2022-10-16

Como Citar

CRISTINA BARROS DE SOUZA MARCATO, D.; ROSICLEY GAÚNA BULDI PEREIRA, M. ENSINO COLABORATIVO COMO PROPOSTA DE TRABALHO PARA INCLUSÃO ESCOLAR. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 98–118, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/594. Acesso em: 24 dez. 2024.