TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: REINVENTANDO O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER

Autores

  • Edivânia Paula Gomes de Freitas Universidade Estadual da Paraíba
  • Simone Dália de Gusmão Aranha

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino remoto, Educação Básica, Tecnologias Digitais, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

A pandemia causada pela Covid 19, no ano de 2020, tem causado grandes transformações na sociedade. Nesse período, o setor educacional tem provado uma série de inovações para que a educação não paralise as suas atividades de ensino. Em vista disso, esta pesquisa tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelos docentes, bem como destacar o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto. Para desenvolver esse estudo, foi aplicado um questionário, respondido por 25 professores da educação básica, utilizando-se, para análise, uma abordagem quali-quantitativa. Assim, foi possível identificar alguns desafios que esses profissionais estão enfrentando na preparação e execução de suas aulas remotas, a importância das tecnologias digitais para enfrentar esse novo modo de ministrar aulas, além de evidenciar o empenho e a dedicação desses profissionais para viabilizar o processo de ensino e a aprendizagem aos seus alunos, nesse momento de calamidade pública.

Referências

ELEVA Plataforma. Professores na pandemia: os desafios para quem ama o que faz. 2020. Disponível em: <https://blog.elevaplataforma.com.br/professores-na-pandemia/> Acesso em: 14 de Out. de 2020

FRIZON, V. et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf> acesso em: 26 de Maio de 2020

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO UNIBANCO. Ações durante e pós-pandemia são necessárias para evitar evasão. 2020 Disponível em:<https://www.institutounibanco.org.br/acoes-durante-e-pos-pandemia-sao-necessarias-para-evitar-evasao/> Acesso em 03 de setembro de 2020.

LIRA, B. C. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

MARZARI, G. Q. Repensando a sala de aula a partir do letramento digital. 2014. Disponível em: acesso em: 25 de Junho de 2020.

MORAN, J. M.; MASETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MORAN, J. M. Aprendendo na crise. 2020. Disponível em: <https://moran10.blogspot.com/2020/03/aprendendo-na-crise.html> Acesso em: 05 de abril de 2020.

REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. 2020. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/14UvIymV0U6OxqNzX__7__gz6p0zCSaxK/view> Acesso em: 12 de junho de 2020.

ROJO, R. Alfabetização e multiletramentos. 2013. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/246/roxane-rojo-alfabetizacao-e-multiletramentos.html> acesso em: 25 de maio de 2020.

TODOS Pela Educação. Nota Técnica Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf> Acesso em: 10 de junho de 2020.

TOMAZINHO, P. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. 2020. Disponível em <https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar> Acesso em: 10 de Junho de 2020

Downloads

Publicado

2022-02-09

Como Citar

GOMES DE FREITAS, E. P.; DE GUSMÃO ARANHA, S. D. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: REINVENTANDO O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 43–54, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/600. Acesso em: 24 dez. 2024.