TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO: REINVENTANDO O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER
Palavras-chave:
Pandemia, Ensino remoto, Educação Básica, Tecnologias Digitais, Processo de ensino e aprendizagemResumo
A pandemia causada pela Covid 19, no ano de 2020, tem causado grandes transformações na sociedade. Nesse período, o setor educacional tem provado uma série de inovações para que a educação não paralise as suas atividades de ensino. Em vista disso, esta pesquisa tem como objetivo abordar os desafios enfrentados pelos docentes, bem como destacar o uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto. Para desenvolver esse estudo, foi aplicado um questionário, respondido por 25 professores da educação básica, utilizando-se, para análise, uma abordagem quali-quantitativa. Assim, foi possível identificar alguns desafios que esses profissionais estão enfrentando na preparação e execução de suas aulas remotas, a importância das tecnologias digitais para enfrentar esse novo modo de ministrar aulas, além de evidenciar o empenho e a dedicação desses profissionais para viabilizar o processo de ensino e a aprendizagem aos seus alunos, nesse momento de calamidade pública.
Referências
ELEVA Plataforma. Professores na pandemia: os desafios para quem ama o que faz. 2020. Disponível em: <https://blog.elevaplataforma.com.br/professores-na-pandemia/> Acesso em: 14 de Out. de 2020
FRIZON, V. et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22806_11114.pdf> acesso em: 26 de Maio de 2020
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
INSTITUTO UNIBANCO. Ações durante e pós-pandemia são necessárias para evitar evasão. 2020 Disponível em:<https://www.institutounibanco.org.br/acoes-durante-e-pos-pandemia-sao-necessarias-para-evitar-evasao/> Acesso em 03 de setembro de 2020.
LIRA, B. C. Práticas pedagógicas para o século XXI: a sociointeração digital e o humanismo ético. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
MARZARI, G. Q. Repensando a sala de aula a partir do letramento digital. 2014. Disponível em: acesso em: 25 de Junho de 2020.
MORAN, J. M.; MASETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MORAN, J. M. Aprendendo na crise. 2020. Disponível em: <https://moran10.blogspot.com/2020/03/aprendendo-na-crise.html> Acesso em: 05 de abril de 2020.
REIMERS, F. M.; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. 2020. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/14UvIymV0U6OxqNzX__7__gz6p0zCSaxK/view> Acesso em: 12 de junho de 2020.
ROJO, R. Alfabetização e multiletramentos. 2013. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista-entrevista-detalhe/246/roxane-rojo-alfabetizacao-e-multiletramentos.html> acesso em: 25 de maio de 2020.
TODOS Pela Educação. Nota Técnica Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: <https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/425.pdf> Acesso em: 10 de junho de 2020.
TOMAZINHO, P. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. 2020. Disponível em <https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da-escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar> Acesso em: 10 de Junho de 2020