EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MILITARES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Necessidades Especiais, Colégio MilitarResumo
Este trabalho é o recorte de uma pesquisa em andamento sobre a educação inclusiva nos Colégios Militares brasileiros, cuja estrutura prima pelo desempenho individual de estudantes com diversas Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sejam eles portadores de necessidades especiais físicas, mentais e psicológicas, sensoriais e como também os que possuem conceito de altas habilidades no sistema regular comum de aprendizagem (superdotação. Em SILVA (2010) e MEDEIROS (2019, 2021) identifica-se uma necessária revisão e readaptação de infraestruturas e das políticas pedagógicas e curriculares.
Referências
BARROS, Otávio Santana do Rêgo. Desafio Global do Conhecimento. Revista Verdeoliva – Desafio Global do Conhecimento: Inclusão e Acessibilidade. Brasília, Ano XLIV, n. 239 , p. 8-27, dez. 2017.
BERGAMO, Regiane Banzzatto. Educação especial: pesquisa e prática. Curitiba: Ibpex, 2010.
BRASIL. Regulamento dos Colégios Militares (R-69). Disponível em: < http://www.depa.eb.mil.br/images/legislacao/R-69_atualizado.pdf> DEP, 2008. Acesso em 15 de out. de 2021.
Brasil. (2014). Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Departamento de Educação e Cultura do Exército. Projeto Educação Inclusiva no SCMB (circulação interna).
BRAZ, Marcio Alexandre de Lima. Estratégias de gestão para implantação da educação inclusiva no CMRJ. Revista Babilônia, ano 6, nº 6, p.17 – 28, 2018.
_____________________________. Educação Inclusiva nos Colégios militares: ações administrativas voltadas à implementação do processo no CMRJ. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós graduação especialista em Pedagogia Escolar). Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias, 2017. (circulação interna).
CELESTINO, Sabrina. Educação Inclusiva no Sistema Colégio Militar: Refletindo sobre a importância de ações interdisciplinares e intersetoriais. Revista Científica Fundação Osório. Rio de Janeiro, v.2(1), p. 28-37, 2017. Disponível em:
<http://ebrevistas.eb.mil.br/rcfo/article/view/2383/1925>. Acesso em: 10 abr. 2021.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO. SEMANA DA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA. Disponível em:< http://www.cmb.eb.mil.br/index.php/artigos/455- semanda- da-inclusao>. Acesso em: 10 jun. 2021.
CUNHA, Karenine Miracelly Rocha da. CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE
DUQUE DE CAXIAS. In: CUNHA, Karenine Miracelly Rocha da; RAMOS, Luis Felipe Simões (Org). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: avanços e desafios. Rio de Janeiro:Centro de Estudo de Pessoal, 2017. p. 11-12
D'OSSO, Gleibson Fernandes. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA CAPACITAÇÃO LATO SENSU NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS CONCLUDENTES. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós graduação especialista em Ciências Militares). Escola de Formação Complementar / Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, 2019. Disponível em . Acesso em: 04 jun. 2021
Estado-Maior do Exército. 2013a. EME. Boletins do Exército. Portaria nº 183-EME, de 6 de setembro de 2013. Disponível em: < http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/boletim_do_exercito/boletim_be.php>. Acesso em: 27 jul 2021.
Estado-Maior do Exército. 2013. EME. Boletins do Exército. Portaria nº 122-EME, de 26 de junho de 2013. Disponível em < https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/1/1666/1/be27-13.pdf >, Acesso em: 01/06/2021
FERNANDES, Mascarenhas Edicléa; ORRICO, Helio Ferreira. Acessibilidade e inclusão social. 2ª edição. Rio de Janeiro: Descubra, 2012.
FERNANDES, Sueli. Fundamentos para educação especial. Curitiba: InterSaberes, 2013 – (Série Fundamentos da Educação).
FERNANDES, S. S. Entrevista com o Chefe do DECEX. Revista Da Cultura. edição 26, mar. 2016. Disponível em:<http://www.funceb.org.br/images/revista/29_REV_FUNCEB_5i2l5n.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed, São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Ernesto de Lima. PREFÁCIO. In: CUNHA, Karenine Miracelly Rocha da; RAMOS,Luis Felipe Simões (Org). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: avanços e desafios. Rio de Janeiro: Centro de Estudo de Pessoal, 2017. p. 13-16
GILBERTO, Cardoso. O futuro. In DEPA. Sistema Colégio Militar do Brasil: da gênese ao futuro. Rio de Janeiro: BIBLIEx, 2016.
GONÇALVES, L. C. G. Rendimento escolar e procedimentos pedagógicos. XXVI CEDEPA, 2016. Disponível em:<https://mail.google.com/mail/u/0/?ogbl#inbox/FMfcgzGkXmbCSHmvNHlrvbGTrx QzLxfk?projector=1&messagePartId=0.1>. Acesso em: 12 abr. 2021.
LIMA, Letícia Aparecida Alves., et al. A Educação Inclusiva no Sistema Colégio Militar do Brasil: o estudo de caso sobre o Atendimento Educacional Especializado. RevistaEspacios, [S.I.],vol. 39, nº 25, 2018, p. 1-9 Disponível em: Acesso em: 01 jun. 2021.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LOZADA, Gisele. Metodologia científica. [recurso eletrônico]. Gisele Lozada, Karinada Silva Nunes; {revisão técnica: Ane Lise Pereira da Costa Dalcul}. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da pesquisa em educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MEDEIROS, Janiara de Lima. A reforma do ensino médio: Estudo crítico da lei n° 13.415/2017. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021.
MEDEIROS, J. L. Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: Do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2019.
MEDEIROS, J. L. Desafios para o Gestor de Ensino na Educação Inclusiva: integrar ou incluir alunos com deficiência na era tecnológica. In: Karenine Miracelly Rocha da Cunha, Luís Felipe simões Ramos (Org.). Humanis – Educação Inclusiva: avanços e desafios. 1ed. Rio de Janeiro: Centro de Estudos de Pessoal, 2017, v.1, p.215-234.
MELLO, Cheila Dionisio de. O processo de implantação das políticas de educação inclusiva no Colégio Militar de Curitiba: o olhar dos estudantes. 2019. 230 f. Dissertação apresentada ao curso de Pós Graduação em Educação, como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Educação. Curitiba. Universidade Federal do Paraná. Disponível em <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/62047 >. Acesso em 09 jun. 2021
RIBEIRO, Ricardo de Queirós Batista. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA O ATENDIMENTO AO ALUNO COM DEFICIÊNCIA. In: CUNHA, Karenine Miracelly Rocha da; RAMOS, Luis Felipe Simões (Org). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: avanços e desafios. Rio de Janeiro: Centro de Estudo de Pessoal, 2017. p.41-66.
SILVA, Maria Aline da. Educação Especial e Inclusão Escolar. Curitiba: IBPEX, 2010.
SILVEIRA, A. R. M.; SILVA, J.A.C. É possível ser plenamente inclusivo no Sistema Colégio Militar do Brasil? EDUCARE – Revista Científica do Colégio Militar de Fortaleza, Fortaleza, ano 6, nº 10, p. 60-69, Nov/2014.
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias. Porto alegre, ano 8,nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. Disponível em: Acesso em: 16 jun. 2021
https://janimedeiroseducacao.com.br/ Acesso em setembro de 2021.