EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MILITARES BRASILEIRAS

Autores

  • Jorge Henrique Universidade Castelo Branco
  • Janiara de Lima Medeiros UFF

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Necessidades Especiais, Colégio Militar

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma pesquisa em andamento sobre a educação inclusiva nos Colégios Militares brasileiros, cuja estrutura prima pelo desempenho individual de estudantes com diversas Necessidades Educacionais Especiais (NEE), sejam eles portadores de necessidades especiais físicas, mentais e psicológicas, sensoriais e como também os que possuem conceito de altas habilidades no sistema regular comum de aprendizagem (superdotação. Em SILVA (2010) e MEDEIROS (2019, 2021) identifica-se uma necessária revisão e readaptação de infraestruturas e das políticas pedagógicas e curriculares.

Biografia do Autor

Janiara de Lima Medeiros , UFF

Autora dos livros "A Reforma no ensino médio: Estudo crítico da lei nº 13.415/2017" (2021), "Formação para o Trabalho x Formação para a Vida: do princípio educativo do trabalho à educação emancipatória" (2019) e organizadora da obra "Ensino-aprendizagem: novas abordagens" (2021), entre outras publicações disponíveis no blog https://janimedeiroseducacao.com.br/, anseio por compartilhar inquietações, resultados de pesquisas e experiências na área da Educação. Possuo mais de vinte anos de experiência na área Educacional, na qual atuei em todos os níveis de ensino (alfabetização, ensinos fundamental e médio, graduação, pós-graduação e cursos livres de capacitação), em Instituições públicas e privadas, civis e militares, nas modalidades presencial e a distância, como docente e/ou gestora. Professora de Língua Portuguesa, Especialista em Psicopedagogia Institucional e em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada em Gestão EaD e com MBA Executivo em Marketing, foram as formações que contribuíram para a atuação como gestora de polo de EaD (graduação, pós-graduação e extensão), no qual respondia por questões administrativas, pedagógicas e comerciais simultaneamente (até janeiro/2015). A formação foi aperfeiçoada com a conclusão do Mestrado em Educação, em 2020, contribuindo para o desenvolvimento das atividades desenvolvidas atualmente no Exército Brasileiro. Como Consultora em Educação, de 2011 até 2015, desenvolvi e gerenciei projetos voltados à implantação de plataformas de ensino presencial e a distância para treinamentos, cursos de extensão e pós-graduação. Também como conteudista contribuí para a colunas de revistas, para websites www.ccpi.com.br e sua rede social www.facebook.com/cursosccpi e gerencio o conteúdo da minha página https://janimedeiroseducacao.com.br/ cujo objetivo é compartilhar pesquisas e trabalhos na área da Educação e da Cultura brasileira. Em fevereiro/2015 ingressei na carreira militar, na qual como 1°Tenente do Exército Brasileiro agreguei experiências como docente nos cursos de Pós-graduação do Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) para militares das Forças Armadas e Auxiliares do Brasil, além de revisão gramatical de textos e artigos científicos. Desde então, enquanto docente do idioma português para militares das Forças Armadas estrangeiras (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Camarões, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Equador, Estados Unidos da América, França, Guatemala, Honduras, Indonésia, Mauritânia, México, Namíbia, Nicarágua, Paquistão, Peru, Rússia, Senegal, Suécia, Suriname, Venezuela e Vietnã) no Centro de Idiomas do Exército (CIdEx), simultaneamente, chefio a Seção de Ensino de Português, sendo responsável pela elaboração e revisão técnica de planejamentos, relatórios, portarias e normatizações correspondentes às demandas pedagógicas, de formação docente e de gestão de ensino no Exército Brasileiro.

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https://janimedeiroseducacao.com.br/ Acesso em setembro de 2021.

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

HENRIQUE, J.; DE LIMA MEDEIROS , J. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS ESCOLAS MILITARES BRASILEIRAS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 136–147, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/602. Acesso em: 24 dez. 2024.