RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADES LINGUÍSTICAS, ESCOLARIDADE, TEMPO DE FREQUÊNCIA, NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE

Autores

  • Domingas Monteiro de Sousa Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Costa Universidade Fernando Pessoa - UFP

Palavras-chave:

Idoso; capacidades linguísticas, universidade da maturidade

Resumo

A linguagem do idoso, tem sido o foco de pesquisas que buscam identificar possíveis mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento. Este artigo, portanto, objetiva verificar se existe relação entre as variáveis frequência, escolaridade e as capacidades linguísticas dos acadêmicos da Universidade da Maturidade-UMA - curso de extensão da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Participaram do estudo 35 alunos, na sua maioria do sexo feminino com idades variando entre 48 e 80 anos, com grau de escolaridade na sua maioria o ensino médio (42,9%) e o ensino fundamental (40%). O tempo de frequência, situa-se entre alguns meses e 8 anos. Aplicou-se um questionário, “Eu e a UMA”. Verifica-se que a melhoria nas capacidades linguísticas está positivamente correlacionada com o tempo de frequência dos acadêmicos da UMA. Sugere-se realizar estudos com amostras populacionais maiores, a fim de encontrar relevante estatística dos dados junto às necessidades provenientes do envelhecimento.

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

MONTEIRO DE SOUSA, D.; ROMBA RODRIGUES DA COSTA, A. M. RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADES LINGUÍSTICAS, ESCOLARIDADE, TEMPO DE FREQUÊNCIA, NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 06–16, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/603. Acesso em: 24 dez. 2024.