O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA VISÃO DAS MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • ANA MARIA DA SILVA UFPE
  • ANA MÉRCIA DA SILVA NASCIMENTO UFPE

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR SEGUNDO AS MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. NESSE SENTIDO, DESTACA-SE TAMBÉM ,AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, AS ATUAÇÕES E AVANÇOS RELACIONADOS AO APERFEIÇOAMENTO DESTA PRÁTICA, E O INVESTIMENTO DO ESTADO E DOS PROFISSIONAIS LIGADOS A ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. AS MÍDIAS TÊM COMENTADO ACERCA DOS AVANÇOS E MELHORIAS, PORÉM AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER, E INFELIZMENTE MUITOS PROFESSORES NÃO RECEBEM NENHUM TIPO DE APERFEIÇOAMENTO LIGADOS A ÁREA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, E QUANDO RECEBEM UM ALUNO QUE POSSUA ALGUMA DEFICIÊNCIA, SEJA ELA MENTAL, INTELECTUAL, AUDITIVA, FÍSICA, VISUAL OU MÚLTIPLA FICAM TOTALMENTE PERDIDOS E O ESTUDANTE NÃO RECEBE UM ENSINO APRENDIZAGEM QUALITATIVO. ALGUMAS CIDADES, OFERECEM O AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO), CUJA FUNÇÃO É IDENTIFICAR, ORGANIZAR E ELABORAR RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE QUE ELIMINEM AS BARREIRAS PARA A PLENA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SUAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS, E FUNCIONA COMO UMA SALA DE AULA INSTALADA NA ESCOLA COMUM, EQUIPADA COM RECURSOS EXTRAS PARA AUXILIAR NA AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS INCLUÍDOS NAS CLASSES COMUNS. É IMPORTANTE ANALISAR SE ESTE RECURSO DE FATO FUNCIONA OU É APENAS MAIS UM MEIO DE "CALAR" AS MÃES QUE TÊM QUE CONFIAR A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS DEFICIENTES A ESCOLAS PÚBLICAS POR FALTA DE RECURSOS E ACEITAR A ÚNICA OPÇÃO QUE LHES SÃO IMPOSTAS.A COLETA DE DADOS PARA A REFERENTE PESQUISA SE DEU POR MEIO DE RESPOSTAS A UM QUESTIONÁRIO GERIDO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, ONDE AS MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA RESPONDERAM ACERCA DA INCLUSÃO DE SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. COMO RESULTADO VIMOS, QUE ESTAS MÃES NÃO SE SENTEM CONFIANTES NO PROCESSO EDUCACIONAL DE SUAS CRIANÇAS E NEM A ESCOLA, NEM OS PROFESSORES POSSUEM ESTRUTURA PARA CONSEGUIR FAZER O PROCESSO DE INCLUSÃO ACONTECER DE MANEIRA EFICIENTE E EFICAZ. O ARTIGO ESTÁ ANCORADO NOS POSTULADOS DE CARVALHO (2004), LDB 2006, GLAT (2007), MANTOAN (2003), DENTRE OUTROS.

Biografia do Autor

ANA MÉRCIA DA SILVA NASCIMENTO, UFPE

Ana Mércia da Silva - Licenciada em Pedagogia pela. Universidade Paulista( UNIP). Especialista em Educação
Especial com Ênfase em Educação Inclusiva. E-mail:merciaana3@hotmail.com
Ana Maria da Silva - Licenciada em Pedagogia pela UFPB. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade
Social. E-mail: ana.marya14@hotmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

DA SILVA, A. M.; NASCIMENTO, A. M. D. S. O PROCESSO DE INCLUSÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA VISÃO DAS MÃES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 1, p. 18–25, 2021. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/606. Acesso em: 23 nov. 2024.