EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
A SESSÃO DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA UTILIZADA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
Palavras-chave:
TEA, Educação matemática, Sessão didática, Formação docente, InclusãoResumo
Observamos em alguns estudos que algumas escolas priorizam o ensino do Português, a apropriação da leitura e escrita pela criança, porém não haviam sido alfabetizados matematicamente, ocasionando uma defasagem das crianças com o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em relação aos conceitos matemáticos; pois tiveram uma aprendizagem inadequada e as dificuldades encontradas por elas constituem obstáculos para sua aprendizagem matemática. A pesquisa objetivou Construir sessões didáticas como estratégias para alfabetização matemática em alunos com Transtorno do Espectro Autista. A Pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, dentro da qual se utilizou o estudo de caso. Os procedimentos de coleta de dados envolveram questionário e observação. De acordo com os resultados, pode-se inferir quais as opiniões que os professores detêm. Alguns pontos foram bastante citados, como a preocupação do professor quanto a sua formação inicial e a falta de preparo para incluir o aluno com TEA, principalmente a falta de uma metodologia para se trabalhar a Matemática, pois existe lacunas na formação inicial que não contempla a educação especial. Há essa discussão sobre a formação inicial e a importância da formação continuada para que o professor se sinta seguro para promover essa inclusão. Em muitos desses discursos, os sujeitos da pesquisa queriam estratégias para utilizar durante suas aulas de matemáticas. Enfim, a oficina pedagógica apresentada ao grupo, ampliou a consciência dos professores sobre as possibilidades para trabalhar de forma inclusiva a Matemática, onde eles compreenderam que a formação continuada é essencial para ressignificar a sua práxis docente.
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