OS FENÔMENOS RELIGIOSOS COMO EXPRESSÃO DA DIMENSÃO CULTURAL DO SER HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Fagner Veloso da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela Universidade Federal de Pernambuco
  • Gislayne Aparecida Barbosa Miranda Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Ensino Religioso; Fenômenos Religiosos; Dimensões Religiosas; Escola.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, efetivada por uma abordagem hermenêutico-filosófica rigorosa. Nossa metodologia consistiu na análise, problematização e interpretação de alguns textos referenciados na bibliografia, mas principalmente, nos debruçamos sobre o capítulo três do livro Fundamentos do Ensino Religioso, de Arnaldo Vicente Ferreira Sá (2015). Nosso objetivo é debater como o Ensino Religioso, enquanto área temática e disciplina curricular, pode contribuir com o processo da integração das dimensões religiosa e educacional do ser humano no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Gislayne Aparecida Barbosa Miranda , Universidade Estadual da Paraíba

Graduada e especialista em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

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Publicado

2022-06-17