A JUVENILIZAÇÃO NA EJA: REPERCUSSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Nathália Leite de Sousa Soares Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Karla Araújo Pinheiro Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juvenilização, Ensino-aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa buscou refletir sobre as motivações que induzem os jovens a cursar EJA e como esse fato da juvenilização repercute no próprio processo de ensino-aprendizagem dos mesmos, haja vista que a heterogenia de idade constitui-se como um desafio para o professor em sala de aula nessa modalidade de ensino. O estudo de caráter quanti-qualitativo contou com a
participação de 48 sujeitos oriundos de três locais de ensino em João Pessoa-PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário que continha 7 questões de caráter objetivo/subjetivo e cada questão, por sua vez, correspondia a um tópico analítico importante: motivação, reprovação, desistência, apreciação, repulsa, dificuldade e expectativa. A análise dos questionários em consonância com a literatura apontaram para o principal fator de indução de jovens para a condição de EJA: a Exclusão Social. A parceria entre o fazer docente e o fazer estatal deve visar um único propósito: combater o Fracasso Escolar.

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Publicado

2022-02-09

Como Citar

LEITE DE SOUSA SOARES, N.; ARAÚJO PINHEIRO, K. . A JUVENILIZAÇÃO NA EJA: REPERCUSSÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 2, p. 28–42, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/614. Acesso em: 24 dez. 2024.