A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUIR ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Adriana Gomes Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Educação Inclusiva – Formação de Professores – Alunos com deficiência

Resumo

O presente artigo discute sobre a formação inicial de professores no contexto da sala de aula inclusiva, que tem como desafio
ensinar aos alunos que apresentam deficiência. Para isso, reflete sobre os cursos de formação inicial de professores, no sentido
de compreender quais os desafios e as possibilidades que esses professores irão se deparar nas escolas com esse alunado. Como
conclusão, afirma com base, especialmente, nos estudos realizados por Barbosa-Vioto e Vitaliano (2013), a necessidade de se
reestruturar os currículos dos cursos de licenciaturas, para atender a perspectiva inclusiva na formação inicial de professores. O
texto também sugere que, em sala de aula, o professor deve considerar os diferentes níveis, ritmos e estilos de aprendizagem dos
alunos. Ele deve estar atento às necessidades dos educandos para planejar atividades que levem em conta as diferentes formas
de se apropriar do conhecimento.

Biografia do Autor

Adriana Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Ceará da Faculdade de Educação. Pesquisadora nas áreas da educação especial, alfabetização de alunos com deficiência intelectual, atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual.

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Publicado

2020-01-30

Como Citar

GOMES, A. L. L. A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA SALA DE AULA INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUIR ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 1, n. 1, p. 28–36, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/64. Acesso em: 22 dez. 2024.