LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: A LEITURA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Palavras-chave:
leitura; formação inicial; professorResumo
O hábito de ler do brasileiro parece estar distante do prazer da leitura como passatempo, e como crescimento pessoal. A leitura na
universidade tem limitado a oferta de leitura, pois se lê a apenas aquilo que é obrigado por necessidade das disciplinas cursadas.
Pergunta-se então: como andam as práticas de leitura dos futuros professores da educação infantil e anos iniciais do curso de
licenciatura em Pedagogia? A relevância desse estudo deve-se ao fato de que o professor da educação básica é o responsável
em propiciar o desenvolvimento inicial do ensino da leitura na escola, e consequentemente, se responsabiliza pelos resultados
negativos e positivos da sua prática pedagógica. O objetivo desse estudo foi verificar as práticas de leitura de um grupo de alunos
ingressantes no Curso de Pedagogia em uma instituição pública da cidade do Recife, que serão futuros (as) professores (as) da
educação básica. E como objetivos específicos investigar a evocação de leituras, o acesso ao material de leitura, a apropriação do
texto e finalmente as dificuldades encontradas e estratégias para contorná-las. Os resultados apontaram para a assimetria entre
mestres e alunos no que se refere aos modos de pensar a leitura e argumentei que os alunos enfrentam na universidade problemas
comuns de acesso aos materiais de leitura, além de diferentes graus de dificuldade na compreensão dos textos exigidos pelos
professores; trazem informações, hábitos e crenças sobre o ato de ler e uma trajetória anterior de leituras que vão influenciar
a forma pela qual reagem aos textos propostos na universidade. Assim, se faz necessário repensar a atuação do professor na
desenvoltura de uma consciência quanto ao seu papel na formação de produtores de leitura.