EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ADAPTAÇÃO X CONSTRUÇÃO

Autores

  • Solange Fernandes Universidade Bandeirante de São Paulo

Palavras-chave:

“Educação Matemática Inclusiva”, “Deficiente”, “Adaptação”, “Diversidade”.

Resumo

Durante os anos de pesquisas e estudos do grupo Rumo à Educação Matemática Inclusiva, no qual me insiro, muitas perspectivas
teóricas foram pensadas, discutidas e repensadas. Cada uma delas teve sua importância no desenvolvimento pragmático e teórico
do que chamamos Educação Matemática Inclusiva e também para a concepção dos termos - adaptação e construção, que passaram
a ser fundamentais para planejarmos os nossos cenários inclusivos para a aprendizagem. Neste artigo, compartilho sucintamente
algumas influências socioculturais, perspectivas teóricas e práticas bem-sucedidas para que, como educadores, possamos perceber
que não há educando incapaz de aprender. Todos aprendem, mas nem sempre da mesma maneira. O ideal é que o contexto escolar
seja aquele no qual todos queiram ser incluídos.

Biografia do Autor

Solange Fernandes, Universidade Bandeirante de São Paulo

Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professora da Universidade Bandeirante de São Paulo.

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Publicado

2020-01-30

Como Citar

FERNANDES, S. H. A. A. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: ADAPTAÇÃO X CONSTRUÇÃO. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 1, n. 1, p. 78–95, 2020. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/68. Acesso em: 25 nov. 2024.