EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora.

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora.

Autores

  • Hélis Cristina Alves de Lima prefeitura Municipal de Cedro

Palavras-chave:

Memorial., Étnico-Racial., EJA, Educação

Resumo

O presente trabalho busca relatar a experiência e vivencias nas turmas de educação de Jovens e Adultos – EJA, visando possibilitar um caminho para o alargamento das concepções entre os debates educacionais ligados a EJA e a questão racial tratada nas salas de aula. A contextualização desse tema busca trazer uma melhor visualização para o leitor que ainda existem grupos excluídos dentro da sala de aula, buscando trazer a necessidade de oferecer oportunidade de inserção no Âmbito educacional e profissional, a fim de torna-los aptos a terem as mesmas oportunidades. Trabalhou uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, permitindo investigar na literatura os vários tipos de pesquisa cientifica e seu conjunto de procedimentos para embasar o raciocínio a ser desenvolvido. A prática docente mostrou a necessidade cada dia mais de uma formação continuada pelos professores, pois somente assim os educadores podem pensar no sujeito de forma global, onde as escolas recebam professores motivados a trabalhar estas turmas, e não apenas para complementar carga horária e, que os alunos se sintam sujeitos de seu aprendizado não apenas compensando um tempo, tido por muitos como perdido. O tema encontra-se em aberto, ou seja, ainda existe muito a percorrer, trazendo sempre contribuições nos estudos com a EJA e a questão racial, podendo sempre ser aprofundado em futuras pesquisas.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

ALVES DE LIMA, H. C. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora.: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 2–10, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/686. Acesso em: 11 dez. 2024.