EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora.

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora.

Autores

  • Hélis Cristina Alves de Lima prefeitura Municipal de Cedro

Palavras-chave:

Memorial., Étnico-Racial., EJA, Educação

Resumo

O presente trabalho busca relatar a experiência e vivencias nas turmas de educação de Jovens e Adultos – EJA, visando possibilitar um caminho para o alargamento das concepções entre os debates educacionais ligados a EJA e a questão racial tratada nas salas de aula. A contextualização desse tema busca trazer uma melhor visualização para o leitor que ainda existem grupos excluídos dentro da sala de aula, buscando trazer a necessidade de oferecer oportunidade de inserção no Âmbito educacional e profissional, a fim de torna-los aptos a terem as mesmas oportunidades. Trabalhou uma pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa, permitindo investigar na literatura os vários tipos de pesquisa cientifica e seu conjunto de procedimentos para embasar o raciocínio a ser desenvolvido. A prática docente mostrou a necessidade cada dia mais de uma formação continuada pelos professores, pois somente assim os educadores podem pensar no sujeito de forma global, onde as escolas recebam professores motivados a trabalhar estas turmas, e não apenas para complementar carga horária e, que os alunos se sintam sujeitos de seu aprendizado não apenas compensando um tempo, tido por muitos como perdido. O tema encontra-se em aberto, ou seja, ainda existe muito a percorrer, trazendo sempre contribuições nos estudos com a EJA e a questão racial, podendo sempre ser aprofundado em futuras pesquisas.

Referências

BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história da cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004. Resolução CNE/CP Nº 01/2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL. Lei n° 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm#:~:text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

CARRANO, Paulo César. Educação de Jovens e Adultos e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. Revista de Educação de Jovens e Adultos, Belo Horizonte, v.1, n.0, p.55-67, Ago, 2007.

DEBERT, Guita Grin. A antropologia e o estudo dos grupos e das categorias de idade. In: BARROS, Myriam Moraes Lins de (Org.) Velhice ou terceira idade? Estudos antropológicos sobre idade, memoria e política. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998. P. 49-67.

FRIEDRICH et.al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação das políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a construção de um projeto educativo emancipatório. Coimbra, 2006. Mimeo.

GONÇALVES. L.A. A desigualdade que anula a desigualdade: notas sobre ações afirmativas no Brasil. In: SOUZA, Josué (Org.). Multiculturalismo e racismo: o papel das ações afirmativas nos Estados democráticos contemporâneos. Brasília: Ministério da Justiça, 2000. P.233-234.

HADDAD, Sérgio: DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, v. 14, p.108-130, 2000.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2014. 408 p.

MOURA, Abdalaziz. Filosofia e princípios da PEADs (Pe) e do CAT(Ba). In: BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro; BAPTISTA, Naidison de Quintella. Educação rural e sustentabilidade do campo. 2.ed. Pernambuco, 2005

MUNANGA, Kabengele (ORG.). Superando o racismo na escola. 2.ed. Brasília: MEC; SECAD, 2004.

SACRISTÁN, José Gimeno. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/2745/2092

TELLES, Edward Eric. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Tradução de Nadjeda Rodrigues Marques, Camila Oslen. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Fundação Ford, 2003.

XAVIER, Maria Elizabete; RIBEIRO, Maria Luísa; NORONHA, Olinda Maria. História da Educação: A Escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994.

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

ALVES DE LIMA, H. C. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora.: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A QUESTÃO RACIAL: reflexões de uma professora. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 2–10, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/686. Acesso em: 24 dez. 2024.