ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Natanniele Felício Universidade Federal de Alagoas
  • Adriana Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • Janayna Souza Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O Ensino de Ciências inclusivo e na perspectiva da Alfabetização Científica, apesar da relevância para a formação científica de todos os alunos, se depara com barreiras que dificultam e impedem a sua efetivação como prática emancipatória. Considerando esses pressupostos, esta pesquisa teve como objetivo investigar em publicações nacionais a articulação da Alfabetização Científica com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no ensino de Ciências Naturais e Biologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a busca por teses, dissertações e artigos acadêmicos nas bases de dados da Capes, Scielo Brasil, Google Acadêmico. Os resultados apontam o despreparo do professor para ensinar Ciências em salas de aulas inclusivas, a falta de material didático e metodologia inadequada para o alcance da aprendizagem de todos os estudantes, como condições que impedem a formação científica dos alunos.

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Publicado

2022-06-28