ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS:
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
O Ensino de Ciências inclusivo e na perspectiva da Alfabetização Científica, apesar da relevância para a formação científica de todos os alunos, se depara com barreiras que dificultam e impedem a sua efetivação como prática emancipatória. Considerando esses pressupostos, esta pesquisa teve como objetivo investigar em publicações nacionais a articulação da Alfabetização Científica com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no ensino de Ciências Naturais e Biologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo como instrumento de coleta de dados a busca por teses, dissertações e artigos acadêmicos nas bases de dados da Capes, Scielo Brasil, Google Acadêmico. Os resultados apontam o despreparo do professor para ensinar Ciências em salas de aulas inclusivas, a falta de material didático e metodologia inadequada para o alcance da aprendizagem de todos os estudantes, como condições que impedem a formação científica dos alunos.
Referências
Brito, L. O. de, & Fireman, E. C. (2016). Ensino de Ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte. 18(1). https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107
Mantoan, M. T. (2003). Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna.
Medeiros, C. T. de A. X. (2015). Alfabetização Científica com um olhar Inclusivo: estratégias didáticas para abordagem de conceitos de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Niterói.
Oliveira, M. C. (2018). Alfabetização Científica no processo de Inclusão, Alegre-ES.
Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: Relações entre Ciências da Natureza e escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), 17(spe), 49-67. https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04
Sasseron, L. H. (2008). Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. São Paulo.
Silva, A. (2020). O Ensino de Ciências Naturais Com Ênfase na Alfabetização Científica de Estudantes com Deficiência Visual, Porto Alegre.
Souza, J. (2019). Alfabetização científica do estudante autista: desafios e possibilidades. Brazilian Journal of Development, 5(12), 29513-29523. https://doi.org/10.34117/bjdv5n12-104
Vilela-Ribeiro, E. B., & Benite, A. M. C. (2013). Alfabetização Científica e Educação Inclusiva no discurso de professores formadores de professores de Ciências. Ciênc. Educ., Bauru, 19(3), 781-794. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300016