OS DESAFIOS DA PANDEMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E COTIDIANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Camyla Micaely Silveira Peixoto UFERSA

Palavras-chave:

COVID-19, Pessoas com Deficiência, Isolamento Social, Barreiras Educacionais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a experiência educacional e cotidiana de pessoas com deficiência no contexto da pandemia. Há mais de um ano, o mundo atravessa uma pandemia denominada de COVID-19. Esta situação modificou de forma significativa a vida da população, sobretudo, de grupos vulneráveis como as pessoas com deficiência que encontram mais dificuldade para ter acesso aos direitos humanos. Justamente para analisar este contexto, o presente estudo se baseia em um levantamento bibliográfico e na análise de relatos biográficos com o foco na história de luta das pessoas com deficiência, trazendo a discussão para os dias atuais. A análise dos dados foi realizada à luz da literatura no campo da deficiência. Os resultados indicam que as atitudes preconceituosas contra as pessoas com deficiência estão no cotidiano e nas relações escolares, permanecendo, inclusive, no contexto da pandemia. Por essa razão, a luta pela igualdade e não discriminação é ainda um tema emergente na sociedade.

Biografia do Autor

Camyla Micaely Silveira Peixoto, UFERSA

Mestranda em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em Licenciatura em Computação e Informática. Formada nos cursos de Sistemas Operacionais, Básico de MS-ACCESS.

Referências

Borba, A. A., & Lima, H. M. (2011). Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc., São Paulo, 106, 219-240, https://www.scielo.br/j/sssoc/a/m9myrdnWWqsDjph5WRsRHym/?lang=pt&format=pdf

Castro, D. (2020). Brasil e o mundo diante da Covid-19 e da crise econômica. https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2020/07/Brasil-e-o-mundo-diante-da-Covid-19-e-da-crise-economica.pdf

Corrente, N. (2021). DA ANTIGUIDADE A CONTEMPORANEIDADE: A DEFICIÊNCIA E SUAS CONCEPÇÕES. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVI, n. 000089 https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/nikolas_corrent_educacao_especial.pdf

Cordeiro, K. M. de A. (2020). O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO. A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. 1-15. https://dspace.sws.net.br/jspui/bitstream/prefix/1157/1/O%20IMPACTO%20DA%20PANDEMIA%20NA%20EDUCA%c3%87%c3%83O%20A%20UTILIZA%c3%87%c3%83O%20DA%20TECNOLOGIA%20COMO%20FERRAMENTA%20DE%20ENSINO.pdf

Campos, L. A. (2017). RACISMO EM TRÊS DIMENSÕES. Uma abordagem realista-crítica, [S. l.], 1-19. https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/8YsCLH9MsCZ3dPWC47JLmFd/?lang=pt&format=pdf

Dias, É., & Pinto, F. C. F. (2020). A Educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. educ. 28(108). https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801080001

Domingues, C. M. A. S. (2021). Desafios para a realização da campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil. Cad. Saúde Pública, 37(1). https://scielosp.org/pdf/csp/2021.v37n1/e00344620/pt

Ferreira, W. B. (2004). Invisibilidade, crenças e rótulos... Reflexão sobre a profecia do fracasso educacional na vida de jovens com deficiência. IV Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down Família, a gente da inclusão. https://www.academia.edu/49042371/Invisibilidade_cren% C3%A7as_e_r%C3%B3tulos_reflex%C3%A3o_sobre_a_profecia_do_fracasso_educacional_na_vida_de_jovens_com_defici%C3%AAncia

Faro, A., Bahiano, M. de A., Nakano, T. de C., Reis, C., Silva, B. F. P. da, & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estud. psicol. (Campinas) 37 https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074

Figueiredo, C., Cunha, M., Sousa, Liliana, S., & Eduardo, S. (2020). Impacto psicológico da pandemia da COVID-19 na população geral: protocolo de revisão sistemática com meta-análise. Millenium, 2(ed espec. n.7), 11-16. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?Codigo =7755117

Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G. de, Henklain, M. H. O., Panosso, M. G., Kienen, N., Beltramello, O., & Gonçalves, V. M. (2020). ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educ. Soc., Campinas, 41. https://doi.org/10.1590/ES.238957

Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei brasileira da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Senado Federal - Coordenação de Edições Técnicas, 2015.

Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Silva, L. I. l. da, & Vannuchi, P. (2006). Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=424-cartilha-c&category_slug=documentos-pdf&Itemid=30192

Medeiros, E. A. S. (2020). DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19 EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS. Rev. paul. pediatr. 38, 1-2. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2020/38/2020086

Mattos, F. IMPACTOS DA COVID-19: Proteção às pessoas com deficiência. https://publicacoes.mattosfilho.com.br/books/umco/#p=1

Teixeira, C. F. de S., Soares, C. M., Souza, E. A., Lisboa, E. S., Pinto, I. C. de M., Andrade, L. R. de, & Espirdião, M. A. (2020). A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid- 19. Ciência & Saúde Coletiva, 25(9), 3465-3474.

https://www.scielo.br/pdf/csc/v25n9/1413-8123-csc-25-09-3465.pdf

Reichenberger, V., Alburquerque, M. do S. V. de., David, R. B., Ramos, V. D., Lyra, T. M., Brito, C. M. M. de, Koptcke, L. S., & Kuper, H. (2020, 29 de maio). O desafio da inclusão de pessoas com deficiência na estratégia de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no Brasil. Epidemiol. Serv. Saúde, 29(5), 1-6. https://www.scielo.br/j/ress/a/PmtcgvxKKswpQTxbZVVyVpk/?lang=pt&format=pdf

Silva, F. A. J. da. (2006). O CATIVEIRO RURAL COLONIAL: RECONSTITUIÇÃO ARQUEOLÓGICA DA SENZALA DA FAZENDA DE SÃO BENTO DE JAGUARIBE Município de Abreu e Lima, Pernambuco. [Dissertação de Mestrado, Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife]. https://attena.ufpe.br/bitstream/123456789/584/1/arquivo2325_1.pdf

Soares, A. M. M. (2010). NADA SOBRE NÓS SEM NÓS: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA PARA O EXERCÍCIO DA AUTOADVOCASIA EM UMA AÇÃO DE EXETENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2010. [Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4919/1/arquivototal.pdf

Werneck, G. L., & Carvalho, M. Sá. (2020). A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cad. Saúde Pública, 36(5). https://www.scielo.br/j/csp/a/pz75jtqNC9HGRXZsDR75BnG/?format=pdf&lang=pt

Downloads

Publicado

2022-12-25

Como Citar

SILVEIRA PEIXOTO, C. M. OS DESAFIOS DA PANDEMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E COTIDIANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 272–288, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/799. Acesso em: 5 nov. 2024.