OS DESAFIOS DA PANDEMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E COTIDIANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Camyla Micaely Silveira Peixoto UFERSA

Palavras-chave:

COVID-19, Pessoas com Deficiência, Isolamento Social, Barreiras Educacionais

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a experiência educacional e cotidiana de pessoas com deficiência no contexto da pandemia. Há mais de um ano, o mundo atravessa uma pandemia denominada de COVID-19. Esta situação modificou de forma significativa a vida da população, sobretudo, de grupos vulneráveis como as pessoas com deficiência que encontram mais dificuldade para ter acesso aos direitos humanos. Justamente para analisar este contexto, o presente estudo se baseia em um levantamento bibliográfico e na análise de relatos biográficos com o foco na história de luta das pessoas com deficiência, trazendo a discussão para os dias atuais. A análise dos dados foi realizada à luz da literatura no campo da deficiência. Os resultados indicam que as atitudes preconceituosas contra as pessoas com deficiência estão no cotidiano e nas relações escolares, permanecendo, inclusive, no contexto da pandemia. Por essa razão, a luta pela igualdade e não discriminação é ainda um tema emergente na sociedade.

Biografia do Autor

Camyla Micaely Silveira Peixoto, UFERSA

Mestranda em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Graduada em Licenciatura em Computação e Informática. Formada nos cursos de Sistemas Operacionais, Básico de MS-ACCESS.

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Publicado

2022-12-25

Como Citar

SILVEIRA PEIXOTO, C. M. OS DESAFIOS DA PANDEMIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL E COTIDIANO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA . REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 272–288, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/799. Acesso em: 22 dez. 2024.