A INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Vanessa Nicolau Freitas Santos UFPE
  • Phagner Ramos UFPE

Palavras-chave:

defectologia; compensação social; prática pedagógica; inclusão; autismo.

Resumo

A inclusão escolar tem tido avanços significativos nas últimas décadas ao possibilitar o acesso e permanência de estudantes atípicos, contudo persistem desafios de construir práticas pedagógicas significativas. Por isso, nos debruçamos sobre a perspectiva histórico-cultural para discutir a pertinência dos fundamentos dos estudos da deficiência (defectologia) para a prática educacional com os estudantes com Transtorno do Espectro Autísta (TEA). Ao estabelecer o diálogo direto entre a perspectiva e o TEA, ressalta-se que o reconhecimento da singularidade, não apenas pela falta, mas centrada na possibilidade e a construção de uma prática que incentive um caminho de desenvolvimento adaptativo, através da compensação social, são posturas que perpassam a educação inclusiva como um todo, incluindo. Sendo pertinente para a prática com pessoas com TEA, que deve atentar-se para a construção de práticas que possibilitem o compartilhamento de significados, que servirá de base para a mediação cultural e a transformação dos processos cognitivos.

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Publicado

2022-06-17

Como Citar

SANTOS, V. N. F.; RAMOS, P. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/806. Acesso em: 23 dez. 2024.