ESCOLAS SAUDÁVEIS

uma realidade possível?

Autores

Palavras-chave:

Gestão educacional, Gestão humana, Organizações saudáveis, Escolas saudáveis, MoDOS

Resumo

Com a eclosão da pandemia do novo coronavírus, muitos dos processos que já eram percebidos como necessários pelos espaços escolares tiveram de ser concretizados e colocados em prática. A gestão educacional teve que se adaptar a uma nova maneira de ensinar, não só em decorrência da adaptação para o ensino remoto, mas por considerar que a saúde, o bem-estar e a integralidade das pessoas que constituem esses espaços deveriam ser percebidas e valorizadas de maneira mais efetiva. A Gestão Humana, frente a este contexto, surge como uma possibilidade, atuando em tal reestruturação, e instrumentalizando instituições de ensino neste processo, a fim de que se tornem Escolas Saudáveis.  O presente artigo tem por objetivo identificar, na literatura, as contribuições da teoria da gestão humana tendo em vista o desenvolvimento de práticas saudáveis no âmbito educacional. A pesquisa permitiu que as pessoas pesquisadoras tornassem evidente a necessidade que as instituições de ensino possuem em reconfigurar seus processos de gestão, atingindo uma perspectiva sistêmica e integral, o qual pode ser encontrado nos conceitos teóricos utilizados. O estudo apresenta, ainda, o Modelo conceitual para o desenvolvimento de Organizações Saudáveis - MoDOS - que possibilita a instrumentalização de pessoas gestoras educacionais, além de todas as outras que integram tal espaço, neste processo. 

Biografia do Autor

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) nas seguintes linhas de pesquisa: Corporalidades, gêneros, diversidade sexual e saúde; Gêneros e sexualidades: interseccionalidades e interferências culturais; Educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional e assistência à saúde; e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq) nas seguintes linhas: Diversidades, integralidade humana e plenitude; Desenvolvimento do potencial humano; Organizações saudáveis e gestão humana. Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Cursa o Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Docente da Unisociesc, atuando como pessoa professora/mentora das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Soft Skills). Especialista de Ensino do SENAI/SC. Pessoa consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, diversidades na escola, educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional, diversidades nas organizações, diversidade sexual, interseccionalidades, organizações saudáveis, desenvolvimento do potencial humano, soft skills e formação docente. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

ROSLINDO PARANHOS, W.; ANTUNES VIEIRA WILLERDING, I. ESCOLAS SAUDÁVEIS: uma realidade possível?. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 6, n. 4, p. 28–36, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/841. Acesso em: 23 dez. 2024.