LETRAMENTO DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Ensino a distância; metodologias ativas; tecnologias; professor; aluno.Resumo
Este estudo teve a intencionalidade de propiciar uma discussão sobre a temática Letramento Digital e Metodologias Ativas no Ensino Remoto. Assim, através do estudo buscaremos discutir como o professor poderá mediar a aprendizagem, por meio das ferramentas tecnológicas, desenvolvendo habilidades leitoras que implicam no processo do letramento digital dos educandos. Elencamos alguns objetivos que consideramos relevantes para este estudo que são: identificar algumas ferramentas tecnológicas que contribuem para o letramento digital, além de discutir sobre como as metodologias ativas podem contribuir com o desenvolvimento das habilidades leitoras mediadas pela ferramenta tecnológica digital edupulses. E como metodologia optamos pela pesquisa bibliográfica e descritiva, assim como embasamos a fundamentação teórica nas concepções dos pesquisadores: Lévy (1993; 1999), Kleiman (2005), Moran, Masetto e Behrens (2013), Gabriel (2013), Rojo (2013), Moran (2015), Bacich e Moran (2018) e Soares (2020), entre outros autores. Nosso estudo trouxe resultados sobre a tecnologia como mais uma proposta que contribui para as metodologias ativas, mas para isso, acontecer, se faz necessário que os professores saibam que existe aplicativos que favorecem o protagonismo científico dos alunos.
Referências
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