LETRAMENTO DIGITAL E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Nadja Maria de Menezes Morais UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
  • Jôse Pessoa de Lima Lima
  • Christianne Nogueira Donato Formiga

Palavras-chave:

Ensino a distância; metodologias ativas; tecnologias; professor; aluno.

Resumo

Este estudo teve a intencionalidade de propiciar uma discussão sobre a temática Letramento Digital e Metodologias Ativas no Ensino Remoto. Assim, através do estudo buscaremos discutir como o professor poderá mediar a aprendizagem, por meio das ferramentas tecnológicas, desenvolvendo habilidades leitoras que implicam no processo do letramento digital dos educandos. Elencamos alguns objetivos que consideramos relevantes para este estudo que são: identificar algumas ferramentas tecnológicas que contribuem para o letramento digital, além de discutir sobre como as metodologias ativas podem contribuir com o desenvolvimento das habilidades leitoras mediadas pela ferramenta tecnológica digital edupulses. E como metodologia optamos pela pesquisa bibliográfica e descritiva, assim como embasamos a fundamentação teórica nas concepções dos pesquisadores: Lévy (1993; 1999), Kleiman (2005), Moran, Masetto e Behrens (2013), Gabriel (2013), Rojo (2013), Moran (2015), Bacich e Moran (2018) e Soares (2020), entre outros autores. Nosso estudo trouxe resultados sobre a tecnologia como mais uma proposta que contribui para as metodologias ativas, mas para isso, acontecer, se faz necessário que os professores saibam que existe aplicativos que favorecem o protagonismo científico dos alunos. 

Biografia do Autor

Nadja Maria de Menezes Morais, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Instituciona pela Faculdade Maurício de Nassau. Especialização em Infantil pela Faculdade Nossa Senhora das Neves - CINTEP. Especialista em Construção da Cidadania e Inteligências Humanas pela Faculdade de Educação Superior do Paraná - FESP. Professora-tutora do Centro Universitário Leonardo Da Vinci- UNIASSELVI e professora titular da Creche e Pré-Escola Ângela Maria Meira de Carvalho da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Jôse Pessoa de Lima Lima

Mestra em Letras pelo PROFLETRAS UFPB. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela UFPB (2008). Graduada em Letras, Habilitação I, Língua Portuguesa UFPB (2007). Docente de Língua Portuguesa, de Literatura e de Produção Textual no Ensino Fundamental.

Christianne Nogueira Donato Formiga

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior São Judas Tadeu (2017). Possui duas especializações, sendo uma em saúde mental e outra em saúde da família de 420h.  Tem experiência na área de Serviço Social. 

Referências

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (2018). Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME.

Bacich, L., & Moran, J. M. (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso.

Gabriel, M. (2013). Educ@r: a (r) evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva.

Kleiman, A. B. (2005). Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. São Paulo: UNICAMP.

Lévy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34.

Minayo, M. C. S., Suely, F. D., & Gomes, R. (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Rio de Janeiro: Vozes.

Moore, M., & Kearsley, G. Educação a distância: uma visão integrada.

Moran, J. M., Masetto, M. T., & Behrens, M. A. (2015). Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.

Rojo, R. (2013). Escol@ Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial.

Soares, M. (2020). Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e escrever. ed. São Paulo: Contexto.

Thiollent, M. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez.

Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2022-10-17