A IMPORTÂNCIA E A VALORIZAÇÃO DO ENSINO EAD

Autores

  • FABIO JOSE ANTONIO SILVA UEL

Resumo

As novas tecnologias trouxeram, a partir da segunda metade do século XX, inovações que provocaram um enorme impacto na sociedade, sendo considerada “era da informação”. Neste início do século XXI aumentaram as instituições de nível superior, os cursos de graduação e pós-graduação em Educação a Distância, favorecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9394/96. (Art. 80). Os cursos de Educação a Distância têm como objetivo a inclusão e a acessibilidade ao ensino, onde o EAD assume um papel relevante no contexto educacional, fazendo com que o professor assuma novos papéis e seja indispensável para que haja um bom desempenho dos alunos, o que exige do mesmo uma boa formação e um perfil adequado a essa modalidade. O crescimento contínuo dessa modalidade de ensino é, também, de interesse da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distancia), o que a levou a realizar contínuos Censos, como o de 2012/2013 para observar, através de pesquisa exploratória, essa evolução.

Referências

Alves, L. (2011). Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, 10, 83-92.

Amorim, M. F. de. (2012). A importância do ensino a distância na educação profissional. Revista Aprendizagem em EA. http://fiv.org.br/a-importancia-do-ensino-a-distancia-na-educacao-profissional/

Anuário Estatístico de Educação Aberta a Distância. (2007). Associação Brasileira de Educação a Distância. SP: Instituto Monitor.

Belloni, M. L. (2001). Educação a Distância. (2a ed.). Campinas: Autores Associados.

Castilho, R. (2011). Ensino a Distância – EAD – interatividade e método. SP: Editora Atlas S/A.

Galdino, M. N. D., Silva, A. C. da., Kronemberger, L. I., & Martins, H. G. (2012). A gestão da educação no formato em rede em uma Universidade da região da Baixada Fluminense. IX Simpósio de excelência em Gestão e Tecnologia.

http://www.abed.org.br/ revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf

Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispões sobre a Diretrizes e Bases da Educação. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Litto, F., & Formiga, M. (Orgs.). (2012). Educação a Distância – o estado da arte. SP: Pearson Education do Brasil – Empresa Cidadã. (2a ed.), (2).

Medeiros, M. F., & Faria, E. T. (2003). Educação à distância: cartografias pulsantes em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS.

Moran, J. M. (2009). Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Educação, 32(3). https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/ view/5775

Oliveira, E. G. (2003). Educação a Distância na Transição Paradigmática. (2a ed.). São Paulo: Papirus.

Petri, O. (2000). Autonomia do Aprendiz na Educação a Distância: significados e dimensões. In O. Petri. Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Educação a distância mantém crescimento de 40% ao ano. http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=a13247.htm

Silva, A. C. da. (2004). Escola da linearidade presente à possível hipertextualidade um caminho a ser trilhado. In A. C. da Silva (Org.). Infovias para a educação. Campinas, SP: Editora Alínea.

Valente, J. A., & Almeida, M. E. B. (2007). Formação de Educadores a Distância e Integração de Mídias. São Paulo: Avercamp.

Downloads

Publicado

2022-06-28