A COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DA INCLUSÃO: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA ÁREA
Palavras-chave:
Educação física. Inclusão escolar. Complexidade da docência.Resumo
Esta investigação objetivou analisar a complexidade da docência na Educação Física (EF) Escolar, diante da inclusão, nas percepções de professores da área, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), enfatizando o seu papel/função de professor, as suas dificuldades e os seus sentimentos. Os procedimentos metodológicos foram caracterizados por ser uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que a EF inclusiva, nas percepções dos professores de EF da Educação Básica estudados, mostrou uma realidade complexa, pois apontou papéis/funções, dificuldades e sentimentos docentes bem diversificados, o que atrapalha o processo de inclusão escolar.
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