A COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DIANTE DA INCLUSÃO: AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA ÁREA

Autores

Palavras-chave:

Educação física. Inclusão escolar. Complexidade da docência.

Resumo

Esta investigação objetivou analisar a complexidade da docência na Educação Física (EF) Escolar, diante da inclusão, nas percepções de professores da área, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil), enfatizando o seu papel/função de professor, as suas dificuldades e os seus sentimentos. Os procedimentos metodológicos foram caracterizados por ser uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi uma entrevista com vinte professores, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Concluímos que a EF inclusiva, nas percepções dos professores de EF da Educação Básica estudados, mostrou uma realidade complexa, pois apontou papéis/funções, dificuldades e sentimentos docentes bem diversificados, o que atrapalha o processo de inclusão escolar.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria um

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do CUrso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)/Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

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Publicado

2022-06-28