UMA INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA SOBRE QUADRILÁTEROS REALIZADA COM PROFESSORES-ALUNOS DE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
investigação matemática, quadriláteros, recursos didáticos, material manipulávelResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada em ação continuada, durante uma aula em que o
professor deveria explorar o tema quadriláteros. Teve por objetivo investigar como um grupo de estudantes de pós-graduação,
em uma disciplina de Geometria, classifica quadriláteros a partir da Metodologia de Investigação Matemática. Foram utilizados
recursos materiais simples, como faixas coloridas de vários comprimentos, transformadas em anéis, as quais deveriam ser coladas
e, posteriormente, recortadas, após os registros das conjecturas produzidas individualmente. Os resultados mostraram algumas
dificuldades no que diz respeito aos processos imaginativos, na bus-ca de visualizar, como processo de construção mental,
propriedades que caracterizam grupos específicos de quadriláteros.
Referências
ABRANTES, P. Investigações em Geometria na Sala de Aula. Texto publicado no livro de E. Veloso, H.
Fonseca, J. P. Ponte & P. Abrantes (Orgs.). Ensino da Geometria no Virar do Milénio. Lisboa: DEFCUL.
Disponível em <http://www.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/cursos/curso3/Artigos/Artigos_
arquivos/p_153-167.pdf>. Acesso em 21 nov. 2016.
BRUN, J. Didáctica das matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e
metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados. 2006.
HILBERT, D. anda COHN-VOSSEN, S. Geometry and the imagination. New York: Chelsea Publishing
Company, 1932.
LEIVAS, J.C.P. Imaginação, intuição e visualização: a riqueza de Possibilidades da abordagem geométrica no
currículo de cursos de licenciatura de matemática. Tese (Doutorado em Educação). UFPR. Curitiba, 2009,
p.
LUDLOW, A.S. e ATHANASOPOULOU A. Diversión y demonstración, percepción sensorial e inferência. ¿ In:
Uribe, L. C. (compilador). Investigaciones em educación geométrica. Bogotá: Editorial UD. 2012.
MOREIRA, M.A. Metodologia de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Editoria Livraria da Física. 2011.
PERRY, P.; SAMPER, C.; CAMARGO, L.; MOLINA, Ó., ECHEVERRY, A. Aprender a demonstrar: ¿ enculturación
o… ¿ In: Uribe, L. C. (compilador). Investigaciones em educación geométrica. Bogotá: Editorial UD. 2012.
PIAGET, J.; INHELDER, B. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 1. ed.,
Belo Horizontes: Autêntica. 2005.
NCTM. Princípios e normas para a matemática escolar. Lisboa: APM, 2008
SKEMP, R. Psicología del aprendizage de las matemáticas. Madri: Ediciones Morata. 1976.
SKEMP, R. Compreensão relacional e compreensão instrumental. Educação e Matemática, n.136. pp. 44-
2016ª.
SKEMP, R. Compreensão relacional e compreensão instrumental. Educação e Matemática, n.137. pp. 24-
2016b.