DOSSIÊ: "KIERKEGAARD: LIBERDADE E ANGÚSTIA"

2024-02-07

      Prezados membros da Revista Instante, 

       No intuito de contribuir com o pensamento kierkegaardiano, a Revista Instante publicará em Março de 2024 um Dossiê, em caráter especial, envolvendo tal temática. Como Editora Convidada e responsável pelos trabalhos, assumirá a organização a Profa. Dra. Myriam Moreira Protásio, sócia fundadora do" Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro" e membra da" Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard" (SOBRESKI). Os artigos e autores, previamente selecionados e integrantes da referida sociedade, contribuirão substancialmente para a discussão envolvendo a filosofia kierkegaardiana. Desde já, a nossa gratidão pela escolha deste periódico como veículo de divulgação do pensamento filosófico.

      PRAZO PARA PUBLICAÇÃO: Março de 2024

     Solicito, se possível, para nos ajudarem na divulgação deste Dossiê. A seguir, iremos dispor um pequeno texto elaborado pela Editora Convidada acerca da proposta de trabalho.

_______________________________________________________________

        Este Dossiê traz a público os estudos realizados pelo grupo "Margem Kierkegaardiana". A escolha pelo nome "Margem kierkegaardiana" se justifica por acreditarmos que ser e estar à Margem significa estar no centro e na fonte do pensar kierkegaardiano, entre as margens, de modo a congregar estudos plurais, detalhados e demorados dos seus textos. Plurais, por admitir interpretações advindas de várias áreas de estudo tocadas pelo próprio Kierkegaard (filosóficas, psicológicas, teológicas, literárias etc.). Demoradas, porque somente uma leitura em linha reta pode ser rápida. Seguir o fluxo de um rio é fazer curvas, deter-se em obstáculos.          Como fruto dos estudos realizados pelo grupo em 2022, realizou-se o Iº Colóquio Margem Kierkegaardiana, com o tema "Diante da liberdade: leituras à margem da angústia". Deste encontro resultou o material que será posteriormente publicado pela Revista Instante neste Dossiê. A unidade deste volume da revista deve ser encontrada na diversidade com que, de margem a margem, foram tratados os temas da liberdade e da angústia pelos autores.          O grupo teve início em 2020 e está inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq no "Grupo de Pesquisa Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial", na linha de Pesquisa Margem Kierkegaardiana.

 

Agradecem, 

Allyson Pereira de Almeida, Editor-Chefe

Myriam Moreira Protásio, Editora Convidada