Anúncios

                                                 CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

                                           ARTIGOS SOBRE QUALQUER TEMÁTICA FILOSÓFICA

A Revista Instante, do Departamento de Filosofia da UEPB, convida a todos os pesquisadores (as), Mestrandos e Doutorandos, Mestres e Doutores, professores (as) interessados em publicar seu artigo, para que façam a submissão no site:

http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/revistainstante/about/submissions

                                          PUBLICAÇÃO: DEZEMBRO DE 2020 e JANEIRO DE 2021

 

                                           Prof. Dr. Ramon Bolivar Cavalcanti Germano (UEPB)

                                                                            Editor-Chefe

  • CHAMADADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (v. 6, n. 1, 2024)

    2024-02-07

                                                      CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS

                               ARTIGOS, RESENHAS E TRADUÇÕES SOBRE QUALQUER TEMÁTICA FILOSÓFICA

            Prezados membros professores, pesquisadores, leitores e público em geral,

            A Revista Instante, do Departamento de Filosofia da UEPB, convida a todos os pesquisadores (as), Doutorandos, Mestres e Doutores, professores (as) interessados em publicar seu artigo, para que façam a submissão no site:

    http://novo.revista.uepb.edu.br/index.php/revistainstante/about/submissions

                                                                  PUBLICAÇÃO: JUNHO DE 2024

    Solicitamos, previamente, a análise das alterações realizadas em nossas "Diretrizes para Autores" na aba "Submissão".

    Nos ajudem nas divulgações!

    At.te.

    Equipe Editorial

     

    Saiba mais sobre CHAMADADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (v. 6, n. 1, 2024)
  • DOSSIÊ: "KIERKEGAARD: LIBERDADE E ANGÚSTIA"

    2024-02-07

          Prezados membros da Revista Instante, 

           No intuito de contribuir com o pensamento kierkegaardiano, a Revista Instante publicará em Março de 2024 um Dossiê, em caráter especial, envolvendo tal temática. Como Editora Convidada e responsável pelos trabalhos, assumirá a organização a Profa. Dra. Myriam Moreira Protásio, sócia fundadora do" Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro" e membra da" Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard" (SOBRESKI). Os artigos e autores, previamente selecionados e integrantes da referida sociedade, contribuirão substancialmente para a discussão envolvendo a filosofia kierkegaardiana. Desde já, a nossa gratidão pela escolha deste periódico como veículo de divulgação do pensamento filosófico.

          PRAZO PARA PUBLICAÇÃO: Março de 2024

         Solicito, se possível, para nos ajudarem na divulgação deste Dossiê. A seguir, iremos dispor um pequeno texto elaborado pela Editora Convidada acerca da proposta de trabalho.

    _______________________________________________________________

            Este Dossiê traz a público os estudos realizados pelo grupo "Margem Kierkegaardiana". A escolha pelo nome "Margem kierkegaardiana" se justifica por acreditarmos que ser e estar à Margem significa estar no centro e na fonte do pensar kierkegaardiano, entre as margens, de modo a congregar estudos plurais, detalhados e demorados dos seus textos. Plurais, por admitir interpretações advindas de várias áreas de estudo tocadas pelo próprio Kierkegaard (filosóficas, psicológicas, teológicas, literárias etc.). Demoradas, porque somente uma leitura em linha reta pode ser rápida. Seguir o fluxo de um rio é fazer curvas, deter-se em obstáculos.          Como fruto dos estudos realizados pelo grupo em 2022, realizou-se o Iº Colóquio Margem Kierkegaardiana, com o tema "Diante da liberdade: leituras à margem da angústia". Deste encontro resultou o material que será posteriormente publicado pela Revista Instante neste Dossiê. A unidade deste volume da revista deve ser encontrada na diversidade com que, de margem a margem, foram tratados os temas da liberdade e da angústia pelos autores.          O grupo teve início em 2020 e está inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq no "Grupo de Pesquisa Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial", na linha de Pesquisa Margem Kierkegaardiana.

     

    Agradecem, 

    Allyson Pereira de Almeida, Editor-Chefe

    Myriam Moreira Protásio, Editora Convidada

    Saiba mais sobre DOSSIÊ: "KIERKEGAARD: LIBERDADE E ANGÚSTIA"
  • VINCULAÇÃO DO ORCID À REVISTA INSTANTE

    2023-11-17

    Prezados avaliadores, autores, leitores e público em geral

          No desejo de aprimorar os textos publicados na Revista Instante, bem como de criar um registro  permanente de pesquisa e de autoria, informo-lhes que estaremos vinculando a partir do presente momento todos os artigos futuramente publicados à plataforma ORCID. Nesse sentido, caberá a cada autor a inclusão do número do seu ORCID neste portal. Àqueles que já estão inscritos e ainda não realizaram tal procedimento, deverão seguir os seguintes passos: i) entrar no sistema da Revista com o seu login e a senha, e localizar no canto superior direito a opção "perfil"; ii) após acessar o "perfil", localizar a aba "público"; iii) localizar o espaço para incluir o ORCID e realizar tal procedimento. Após a atualização do sistema OJS e a correção de pequenos impasses, cada autor inscrito no sistema poderá realizar este procedimento que será incluído como "obrigatório" nas Diretrizes para autores. Àqueles que posteriormente irão se inscrever no nosso portal, a vinculação poderá ser realizada no momento do cadastro.

           Quaisquer dificuldades, favor entrar em contato conosco mediante o e-mail da Revista.

           Atenciosamente,

    Allyson Pereira de Almeida, Editor-Chefe

    Saiba mais sobre VINCULAÇÃO DO ORCID À REVISTA INSTANTE
  • DOSSIÊ: ÉTICA APLICADA (V. 5, N. esp, 2023) - REVISTA INSTANTE

    2023-09-04

         Prezados avaliadores, autores e leitores,

         No intuito de contribuir com a difusão acerca da discussão envolvendo a ÉTICA APLICADA, a Equipe Editorial da Revista Instante publicará em Outubro de 2023 um Dossiê envolvendo tal temática. Como Editor Convidado e responsável pelos trabalhos, assumirá a organização do Dossiê o Prof. Dr. Sérgio Luís Rizzo Dela-Sávia (UFRN). O prazo para submissão é 02 de Outubro de 2023 e a publicação ocorrerá ao final de Outubro. Os artigos deverão ser enviados para o e-mail dela.savia@mac.com com o assunto "PROPOSTA DE ARTIGO PARA DOSSIÊ DA REVISTA INSTANTE". A Revista Instante possui publicação semestral e, por isso, o referido Dossiê integrará o seu volume 5, número esp (2023). 

         Atenciosamente,

         Equipe Editorial

    __________________________________________________________________

         O QUE É A ÉTICA APLICADA?

         Na década de 1960, o desenvolvimento de certos campos de pesquisa e prática profissional gerou novos dilemas éticos. O estudo destes dilemas em termos de significação e valor deu origem a um novo campo, a Ética “Aplicada”. Esse campo se definiu, então, pela ênfase na importância dada às situações concretas, e não porque se trate de “aplicar” teorias morais a problemas particulares. A Ética Aplicada é, em verdade, um ramo da Ética que aplica seus princípios a um conjunto específico de circunstâncias e práticas com base nos critérios gerais da Ética.

         Existem diferentes formas de Ética Aplicada que se distinguem pelo seu grau de generalidade. Por exemplo, a Ética Aplicada não possui o mesmo grau de generalidade que a Ética Geral. Elas também se distinguem pelo seu objeto (como a bioética, a ética ambiental, a ética nos negócios ou a ética da informática), ou pelo seu fundamento cultural (que pode ser o ambiente, a religião, a tradição específica de um país, de um grupo social ou de um sistema ideológico). Em todos os casos, a ética visa responder à pergunta: “como agir da melhor maneira possível em tal contexto ou relativamente a tal questão?”. Trata-se, portanto, não de uma ética “setorial”, mas de uma abordagem ética de situações específicas do agir humano.

    (Prof. Dr. Sérgio Luís Rizzo Dela-Sávia)

    Saiba mais sobre DOSSIÊ: ÉTICA APLICADA (V. 5, N. esp, 2023) - REVISTA INSTANTE
  • DOSSIÊ: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E REALISMO CIENTÍFICO (V. 5, N. 2, 2023) - REVISTA INSTANTE

    2023-09-04

    Prezados professores, pesquisadores e estudantes,


         No intuito de contribuir com a difusão acerca da discussão existente entre a FILOSOFIA DA CIÊNCIA e o REALISMO CIENTÍFICO, a Equipe Editorial da Revista Instante publicará em Dezembro de 2023 um Dossiê envolvendo tal temática. Para isso, foram convidados professores e pesquisadores especialistas na área, tanto do Brasil quanto do exterior. Como Editor Convidado e responsável pelos trabalhos e convites, assumirá a organização do Dossiê o estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo, Gabriel Chiarotti Sardi. A Revista Instante possui publicação semestral e, por isso, o referido Dossiê integrará o seu volume 5, número 2 (2023).
         Atenciosamente,
         Equipe Editorial

    Saiba mais sobre DOSSIÊ: FILOSOFIA DA CIÊNCIA E REALISMO CIENTÍFICO (V. 5, N. 2, 2023) - REVISTA INSTANTE
  • SEMINÁRIO DA REVISTA INSTANTE (UEPB): UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E INSTITUIÇÕES

    2023-04-29

           Prezados autores, membros e leitores,

        Em parceria com o Departamento de Filosofia e o Centro Acadêmico de Filosofia Itan Pereira da Universidade Estadual da Paraíba, a Revista Instante realizará um evento cujo intuito consistirá em divulgar o alcance do Qualis A3 junto à recente avaliação da CAPES para periódicos.

          Sendo realizado de forma virtual, o Seminário da Revista Instante (UEPB) ocorrerá no dia 10 de maio de 2023 através da transmissão via YouTube da página Rede UEPB. Destaca-se que a parceria junto à CODECOM viabilizou a realização deste evento que será subdividido em duas partes. No primeiro momento, teremos uma breve fala dos membros constituintes da Revista, enfatizando a importância do Qualis tanto para o Curso de Filosofia quanto para a UEPB. Num segundo momento, teremos 3 (três) mesas redondas envolvendo obras publicadas recentemente por membros do Conselho Científico da Revista. A lista contendo os nomes das obras, os respectivos autores e mediadores será dada a seguir:

    MESA 1: Ensaios de História e Filosofia da Química

    Autora: Profa. Dra. Luciana Zaterka (UFABC)

    Mediador: Prof. Dr. Ronei Clécio Mocelin (UFPR)

     

    MESA 2: Genealogia do Estado e do Direito em Nietzsche

    Autor: Prof. Ms. Luiz Felipe Xavier Gonçalves (IFAM-UNIFESP)

    Mediador: Prof. Dr. João Evangelista Tude de Melo Neto (UFPE-UFRPE-GEN)

     

    MESA 3: PALIMPSESTO: Entre Borges, Cabral e outros

    Autor: Prof. Dr. Affonso Henrique Vieira da Costa (UFRRJ)

    Mediador: Prof. Dr. Danilo Bilate de Carvalho (UFRRJ)

     

    Participem deste grande momento!

    Agradece,

    Allyson Pereira de Almeida (Editor-Chefe)

    Conselho Editorial da Revista Instante

    Centro Acadêmico de Filosofia Itan Pereira

     

     

    Saiba mais sobre SEMINÁRIO DA REVISTA INSTANTE (UEPB): UMA PARCERIA ENTRE PROFESSORES, ALUNOS E INSTITUIÇÕES
  • RESULTADO DA NOVA AVALIAÇÃO CAPES PARA PERIÓDICOS

    2023-01-30

    Prezados membros constituintes do Corpo Editorial e do Conselho Científico, leitores, autores e membros pareceristas,

        É, pois, com grande estima e satisfação que venho comunicar-lhes a conquista de mais um grande mérito da Revista Instante. Após a recente divulgação da avaliação quadrienal dos periódicos pela CAPES, informo-lhes que a nossa Revista alcançou Qualis A3, o que demostra o resultado dos trabalhos realizados ao longo de todas as suas edições. Nesse sentido, além de agradecer de modo especial a função desempenhada por cada um de vocês, destaco aqui que continuaremos trilhando com seriedade o nosso papel, fazendo as devidas alterações a fim de demonstrarmos sempre seriedade e compromisso com a difusão do pensamento filosófico. Paralelo a isso, reiteramos ainda que em breve será aberto o novo prazo para envio de artigos, resenhas e/ou traduções com vistas à publicação do seu novo volume.  Pedimos, gentilemente, a cada um que divulgue a nossa Revista. Posteriormente traremos mais notícias.

    Atenciosamente,

    Prof. Me. Allyson Pereira de Almeida 

    (Editor-Chefe)

    Saiba mais sobre RESULTADO DA NOVA AVALIAÇÃO CAPES PARA PERIÓDICOS