EXPERIÊNCIA E POÉTICA EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO

Autores

  • Affonso Henrique Vieira da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho ora proposto tem por objetivo pensar a poética de João Cabral de Melo Neto, dando ênfase ao sentido de experiência que se impõe na sua obra. Acredita-se, com isso, que essa seja a melhor maneira de corresponder ao trabalho realizado por ele, num momento em que se vê passar os cem anos de seu nascimento. Trata-se de comemorar a imensa repercussão de sua poesia e de procurar ir ao encontro da região a partir da qual sua arte se compõe e se expõe de maneira que possibilite não só a sua compreensão, como também o aparecimento de novos poetas que sejam também conduzidos por lápis bisturis à cicatriz clara poema. 

Biografia do Autor

Affonso Henrique Vieira da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado da UFRRJ. Mestre e Doutor em Filosofia pela UFRJ. Atua na área de Estética e História da Filosofia. É autor do livro Palimpsesto, entre Borges, Cabral e outros, publicado pela editora VIAVERITA.

Referências

ATHAYDE, Félix. Ideias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

KLEE, Paul. Confissão criadora. In: Sobre a arte moderna e outros ensaios. Tradução de Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

NETO, João Cabral de Melo. Poesia Completa. Organização de Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2020.

SECCHIN, Antonio Carlos. Suíte cabralina. In: Percursos da poesia brasileira. Belo Horizonte: Autêntica/Editora UFMG, 2018.

Downloads

Publicado

2023-06-25

Como Citar

Vieira da Costa, A. H. (2023). EXPERIÊNCIA E POÉTICA EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO. REVISTA INSTANTE, 5(1), 205–219. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/1756

Edição

Seção

Artigos