DA MENTALIDADE MODERNA À “RACIONALIDADE” PÓS-MODERNA:

A CONCEPÇÃO VATTIMIANA DE PENSAMENTO PÓS-MODERNO

Autores

  • Adelino Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Pensamento Moderno., Pensamento Pós-moderno, Razão, Racionalidade, Gianni Vattimo.

Resumo

Propõe-se um estudo sobre o pensamento tomado como racional, que persistiu na Modernidade, e a maneira como, a partir do filósofo Gianni Vattimo, articula-se um novo modo de se tomar o pensamento pós-moderno. Objetiva-se uma discussão pela qual se compreende tal pensamento a partir das principais rejeições à epistemologia da modernidade, tendo como horizonte o traçado de um caminho teórico sobre a temática da racionalização da racionalidade conforme praticada na modernidade. Em seguida, debate-se sobre aquilo o que chamamos de ampliação da razão – num sentido emancipador e que considera a libertação das diferenças e dos dialetos, presentes na filosofia de Vattimo. Em vista destes liames, aponta-se, por fim, a compreensão de um pensamento que dispõe de uma reflexão filosófica “anti-metafísica” e, antes de qualquer coisa, uma leitura desse período [pós-moderno] a partir da ideia de uma sociedade em que não é mais cabível a imagem de um pensamento forte enquanto possibilidade para sustentação das verdades absolutas e últimas, como aconteceu naquele período aludido.

Biografia do Autor

Adelino Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia (UFPE/UFPB/UFRN). Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB). Especialista em Educação à Distância. Especialista em Ensino de Filosofia e Ciências Sociais. Bacharel em Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda, e licenciado em Filosofia e Artes Visuais. Tendo como principais áreas de atuação e interesse: Filosofia Política; Filosofia da Comunicação; Filosofia Política e Ética; Publicidade e Consumo; Comunicação, Linguagem e Estética; Retórica e Filosofia da linguagem; Filosofia da Arte; Discurso e retórica no Jornalismo e na Publicidade. Atuei como membro pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Produção em Audiovisual - GEPPAU/PPGC/UFPB. Fui também pesquisador ativo do HERMES - Grupo Integrado de Pesquisa em Fenomenologia, Linguagem, Hermenêutica, História dos Conceitos e Teoria Crítica UFPB/CNPq; do Grupo de Pesquisa BIOS - Núcleo de Estudos em Biopolítica e Filosofia Contemporânea UEPB/CNPq; e do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista UEPB/CNPq. 

Referências

ARISTÓTELES. Segundos Analíticos - Livro I. Tradução de Lucas Angioni. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2004.

BONJOUR, Laurence. Externalist Theories of Empirical Knowledge. Midwest Studies in Philosophy, v. 5, p. 53-73, 1980.

BURKHARD, John J. Apostolicidade ontem e hoje: igreja ecumênica no mundo pós-moderno. São Paulo: Loyola, 2008.

DE PAUL, Michael. Foundationalism. In: The Routledge Companion to Epistemology. Sven Bernecker e Duncan Pritchard (eds.). London / New York: Routledge, 2011.

ENAUDEAU, Michel; THÉBAUD, Jean-Loup. Lyotard. In: HUISMAN, Denis. Dicionário dos filósofos. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 636-639. Impresso.

ETCHEVERRY, Kátia Martins. O fundacionismo clássico revisitado na epistemologia contemporânea. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

FELDMAN, Richard. Reliability and Justification. Monist, v. 68, p. 159-174, 1985.

FREITAS, Vinícius França. O fundacionalismo de Thomas Reid . Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 26, n. 1, p. 13-32, 2021.

HOTTOIS, Gilbert. Do renascimento à pós-modernidade: uma história moderna e contemporânea. Tradução de Ivo Storniolo. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2008.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução Ricardo Corrêa Barbosa. 16ª. ed.. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

LYOTARD, Jean-François. A Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2008.

LYOTARD, Jean-François. Discurso, Figura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1979.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno explicado às crianças. Correspondência 1982-1985. Tradução de Tereza Coelho. Lisboa: Dom Quixote, 1993.

MAFFESOLI, Michel. Notas sobre a pós-modernidade: o lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica, 2004.

MARDONES, José María. A vida do símbolo: a dimensão simbólica da religião. São Paulo: Paulinas, 2006.

MCLAREN, Brian. Uma Ortodoxia Generosa: a Igreja em tempos de pós-modernidade. Brian McLaren. Brasília: Editora Palavra, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. A gaia ciência. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

PALÁCIO, Carlos. Deslocamentos da teologia, mutações do cristianismo. São Paulo: Paulinas, 2001.

PANNENBERG, Wolfhart. Filosofia e teologia: Tensões e convergências de uma busca comum. São Paulo: Paulinas, 2008.

ROCHA, Alessandro Rodrigues. Filosofia, religião e pós-modernidade: uma abordagem a partir de Gianni Vattimo. São Paulo: Ideias & Letras, 2013.

SCOPINHO, Sávio Carlos Desan. Entre o trágico e o secularizado. Uma visão secularizada e não-sacrificial do cristianismo. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 68, n. 271, p. 570-596, 5 abr. 2008.

SCOPINHO, Sávio Carlos Desan. Filosofia e sociedade pós-moderna: crítica filosófica de G. Vattimo ao pensamento moderno. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

STRAUS, Erwin Walter. Uma perspectiva existencial do tempo. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v3, p.115-123. Jul-Sep, 2000.

TEIXEIRA, Evilázio Borges. Aventura pós-moderna e sua sombra. São Paulo: Paulus, 2005.

VATTIMO, Gianni. A tentação do Realismo. Tradução de Reginaldo Di Piero. Rio de Janeiro: Lacerda Editores; Instituto Italiano di Cultura, 2001.

VATTIMO, Gianni. Depois da cristandade. Tradução de Cynthia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VATTIMO, Gianni. Dialettica, differenza, pensiero debole. In: VATTIMO, Gianni; ROVATTI, Pier Aldo (org.). Il pensiero debole. 2. ed. Milano: Feltrinelli, 2011.

VATTIMO, Gianni. Diálogo com Nietzsche: ensaios 1961-2000. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.

VATTIMO, Gianni. Diferir a metafísica (tradução de Antonio Abranches). O que nos faz pensar, [S.l.], v. 8, n. 10.1, p. 151-163, oct. 1996.

VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Tradução de Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WESTHELLE, Vitor. Traumas e opções: Teologia e crise da modernidade. In: MARASCHIN, Jaci & PIRES, Frederico Piper (orgs). Teologia e pós-modernidade: novas perspectivas em teologia e ciências da religião. São Paulo: Fonte Editorial, 2008.

Downloads

Publicado

2023-06-25

Como Citar

Pereira da Silva, A. (2023). DA MENTALIDADE MODERNA À “RACIONALIDADE” PÓS-MODERNA:: A CONCEPÇÃO VATTIMIANA DE PENSAMENTO PÓS-MODERNO. REVISTA INSTANTE, 5(1), 117–145. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/1829

Edição

Seção

Artigos