A questão do mal nos Ensaios de Teodiceia, de Gottfried Wilhelm Leibniz

Autores

  • Ayanne SOUZA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Palavras-chave:

Filosofia Moderna, Gottfried Leibniz, Teodiceia, Mal

Resumo

Este trabalho pretende investigar a questão do Mal na filosofia de Gottfried Wilhelm Leibniz, analisando, especialmente, os Ensaios de Teodiceia. Para isso, investigamos, em um primeiro momento, as historicidades do Mal dentro da cultura judaica até o aparecimento do cristianismo; posteriormente, dissertamos sobre a corporificação do Mal na figura do Diabo cristão que, estética e moralmente, transformou-se ao longo da História; por último, apresento a problemática do Mal no sistema filosófico leibniziano, buscando entender, para isso, as definições conceituais do Princípio do Melhor, o melhor dos mundos possíveis, a Determinação e a Liberdade dos seres racionais estão relacionadas no sistema filosófico leibniziano. Sendo Deus supremamente perfeito, tudo que faz é sumamente bom e justo. Ao criar este mundo tal como é, significa que este mundo, e tudo que comporta, é o melhor dos mundos possíveis. Portanto, se este mundo é o melhor existe, o Mal é necessário, enquanto instrumento divino, para fazer deste mundo o que ele.

Biografia do Autor

Ayanne SOUZA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Literatura e Estudos Culturais pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Graduanda em Filosofia pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

SOUZA, A. L. A. de. (2020). A questão do mal nos Ensaios de Teodiceia, de Gottfried Wilhelm Leibniz. REVISTA INSTANTE, 1(2), 57–75. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/185