O PRINCÍPIO RESPONSAB ILIDADE DE HANS JONAS E AS REPERCUSSÕES NA BIOÉTICA
Palavras-chave:
Hans Jonas, Técnica, Ética, Responsabilidade, BioéticaResumo
O trabalho que aqui apresentamos intitula-se: O princípio responsabilidade de Hans Jonas e as repercussões na bioética. Na medida em que se propõe tratar a questão da civilização tecnológica e o novo sentido atribuído por Hans Jonas ao imperativo ético, a partir daquilo que o autor alemão designa de princípio responsabilidade, o primeiro ponto sobre o qual se debruça o nosso estudo será o fato de que os avanços e as inovações tecnológicas das últimas décadas no campo da tecnociência trazem em si um enorme poder de intervenção sobre a globalidade da vida, tornando necessária, com isso, a profunda reflexão ética em razão das consequências advindas à sociedade. É assim que a obra de Jonas está situada no contexto de surgimento da bioética no século XX, área de viés multidisciplinar, que compreende, segundo Van R. Potter, uma abordagem em relação à contínua busca de sabedoria pela humanidade, que define como saber como usar o conhecimento para a sobrevivência humana e para o aperfeiçoamento da condição humana. A relação entre o novo imperativo ético vislumbrado na obra de Jonas e a bioética será analisada, portanto, no segundo momento deste trabalho.
Referências
DINIZ, Debora; GUILHEM, Dirce. O que é bioética? São Paulo: Brasiliense, 2003.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Ensaios e conferências. 2. ed. Tradução de Emmanuel C. Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.
______ . A superação da metafísica. In: Ensaios e conferências. 2. ed. Tradução de Marcia Sá C. Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.
HOTTOIS, Gilbert. El paradigma bioético: una ética para la tecnociencia. Traducción de M. Carmen Monge. Barcelona: Anthropos, 1991.
JONAS, Hans. Ética, medicina e técnica. Tradução de Fernando Cascais. Lisboa: Vega, 1994.
______ . O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução de Marijane Lisboa; Luiz Montez. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC-Rio, 2006.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.
ZANCANARO, Lourenço. Ética ambiental e responsabilidade antropocósmica. Revista Philosophica, Lisboa, número 29, abril de 2007, p. 125-143.