CARNAP E O REALISMO CIENTÍFICO:

"A RECEIVED VIEW" A FAVOR DA NEUTRALIDADE

Autores

  • Pedro Henrique Nogueira Pizzutti Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Palavras-chave:

Rudolf Carnap, Received View, Realismo Científico, Neutralidade

Resumo

Neste trabalho, investigamos a Received View de Rudolf Carnap com foco em sua concepção acerca do debate do realismo científico. Tal concepção representa uma saída àquele que não quer se comprometer nem com uma tese realista, nem com uma tese antirrealista acerca da ciência. Nesse sentido, destacamos que Carnap busca uma posição de neutralidade e coalização entre realistas e instrumentalistas. Neutralidade no sentido de não tomar partido no debate metafísico, dissolvendo-o, e coalização ao buscar construir sua abordagem elencando pontos importantes tanto de realistas e instrumentalistas. Essa construção, ademais, é feita com base não só na formulação clássica da Received View em termos de postulados teóricos mais regras de correspondência, mas em sua reformulação nas chamadas sentenças de Ramsey e Carnap. Através de tais sentenças, Carnap consegue separar e, assim, explicar, o conteúdo factual e o conteúdo analítico das teorias científicas, resolvendo um dos principais problemas que envolviam os termos teóricos, a saber, a definição de analiticidade para a linguagem teórica. Não obstante, sua empreita representa uma das formulações finais da Received View do Empirismo Lógico que, dado o contexto de rejeição e superação do movimento lógico-empirista, não foi devidamente apreciada pela Filosofia da Ciência. 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2194248.5.2-24

Biografia do Autor

Pedro Henrique Nogueira Pizzutti, Universidade Estadual de Londrina, Brasil

Graduado, Mestre e Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina. Desenvolve pesquisas no campo da Filosofia da Ciência com ênfase lógico-formal através da obra do Empirismo Lógico, em especial, da obra de Rudolf Carnap, trabalhando com temas acerca da estrutura das teorias científicas, bem como a relação entre teoria e a observação.

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Henrique Nogueira Pizzutti, P. (2023). CARNAP E O REALISMO CIENTÍFICO:: "A RECEIVED VIEW" A FAVOR DA NEUTRALIDADE. REVISTA INSTANTE, 5(2), 494–512. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/2683