Baudelaire e a autonomia do campo artístico

Autores

  • Luís Gustavo Guadalupe SILVEIRA USP

Palavras-chave:

Baudelaire, Autonomia artística, Bourdieu, Campo artístico

Resumo

Os temas autonomia da arte e união entre arte e vida foram bastante debatidos ao longo do século XX. Essa autonomia é tão importante que a própria modernidade não pode ser compreendida sem referência a ela: a arte moderna é autossuficiente, autorreguladora e, acima de tudo, não é clássica, não é ordinária... Dentre os estudiosos que trataram da arte moderna, trabalharemos especialmente com Pierre Bourdieu, por entendermos que sua noção de campo artístico permite abordar os temas supracitados sem tomá-los por postulados inquestionáveis e também por explicitar a relação entre o âmbito artístico e as outras esferas da vida social de maneira dinâmica e crítica. O principal material de análise será um ensaio de Charles Baudelaire intitulado O pintor da vida moderna, do qual, através dos apontamentos do escritor sobre um pintor de costumes, podemos extrair temas importantes para a compreensão da modernidade artística e sua pretensão de autonomia.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Guadalupe SILVEIRA, USP

Doutor em Filosofia (Estética) pela USP.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

SILVEIRA, L. G. G. . (2020). Baudelaire e a autonomia do campo artístico. REVISTA INSTANTE, 3(1), 49–56. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/288