PAUL FEYERABEND:

CONTEXTUALIZAÇÃO, PLURALIDADE, RELATIVISMO E REALISMO NA CIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Feyerabend. Contextualização. Pluralidade. Relativismo. Realismo.

Resumo

Paul Karl Feyerabend (1924-1994) desenvolve uma crítica contundente a epistemologias universalistas e à imposição de um conhecimento universal. Com isso, Feyerabend abre espaço para que se pense o âmbito científico e epistemológico em termos de contextualidade e pluralidade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo busca apresentar como a crítica feyerabendiana conduz à consideração de um racional contextual-plural na ciência e de como isso reflete numa postura que defende um certo grau de relativismo sem perder o aspecto realista do empreendimento científico. É possível articular as noções de contextualização, pluralidade, relativismo e realismo na perspectiva feyerabendiana, desde que sejam consideradas as várias fases de seu pensamento e especificações no que se refere às conceituações de racionalidade, relativismo e realismo.

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2194248.5.2-9

Biografia do Autor

Halina Macedo Leal, Universidade Regional de Blumenau, Brasil

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo – USP (2005), com estágio de doutoramento na Universidade de Stanford, Califórnia. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2001). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1998). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Filosofia na Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Toledo (2014). Professora da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FURB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, Lógica, Ética, Questões de Gênero, Racismo, Feminismo Negro, Mulheres Quilombolas, Territorialidade e Desenvolvimento. É coeditora do Blog Mulheres na Filosofia da UNICAMP.

Referências

FEYERABEND, P. Realism, Rationalism and Scientific Method: Philosophical Papers, vol. 1. Cambridge university Press, 1981a.

__________. Problems of Empiricism: Philosophical Papers, vol. 2. Cambridge: Cambridge University Press, 1981b.

__________. La Ciência en una Sociedad Libre. Madrid: Siglo Veintiuno de España, 1982.

__________. Diálogos sobre el Conocimiento. Madrid: Ediciones Cátedra, 1991a.

__________. Adeus à Razão. Lisboa: Edições 70, 1991b.

__________. Diálogos sobre o Método. Lisboa: Editorial Presença, 1991c.

__________. Contra o Método. Lisboa: Relógio D’ Água Editores Ltda, 1993 (tradução da edição revista de 1988).

__________. Contra o Método. Trad.: Cezar Augusto Mortari. São Paulo: Editora Unesp, 2007 (tradução da edição inglesa de 1993).

__________. “Potentially Every Culture is All Cultures”. Common Knowledge. pp. 16-22, Fall 1994.

__________. Matando o tempo: uma autobiografia. São Paulo: Fundação Editora da UNESp, 1996.

__________. A Conquista da Abundância. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

HACKING, I. Representing, and Intervening. New York: Cambridge University Press, 1994.

PRESTON, J. M. Feyerabend: Philosophy, Science na Society. Cambridge: Polity Press, 1997.

SILVA, P. A Filosofia da Ciência de Paul Feyerabend. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

Publicado

2023-12-24

Como Citar

Macedo Leal, H. (2023). PAUL FEYERABEND: : CONTEXTUALIZAÇÃO, PLURALIDADE, RELATIVISMO E REALISMO NA CIÊNCIA. REVISTA INSTANTE, 5(2), 175–190. Recuperado de https://revista.uepb.edu.br/revistainstante/article/view/2952