KIERKEGAARD E PSICOLOGIA CLÍNICA:
REFLEXÕES SOBRE COVARDIA, ORGULHO E LIBERDADE
Palavras-chave:
Covardia. Orgulho. Angústia. Liberdade. Clínica Psicológica Existencial. Psicologia Clínica.Resumo
Este texto pretende refletir a relação entre covardia, orgulho e angústia à luz da filosofia de Kierkegaard, de modo a elucidar caminhos possíveis para a atuação da psicologia clínica existencial com base em seu pensamento. Ao abordar a prevalência da covardia e a busca por distrações em sua época, Kierkegaard ressoa na contemporaneidade, indicando a intensificação dessa questão na sociedade atual. Iniciaremos esclarecendo como ele compreende a relação da angústia com a covardia e orgulho. Em seguida, examinaremos a sua visão sobre a covardia atrelada ao orgulho e suas manifestações na existência. Por fim, discutiremos como essas reflexões podem se desdobrar na prática clínica psicológica. A compreensão e apropriação dos conceitos de covardia, orgulho e angústia pela psicologia clínica existencial, tal como apresentados por ele, tornam-se necessárias para que o psicólogo sustente um caminho para que o paciente possa se aproximar de si mesmo na existência. Kierkegaard aponta duas direções para a saída da covardia e orgulho, na angústia diante da liberdade: a fala e a deliberação. Ambos os caminhos podem ser auxiliados pelo psicólogo, que possui o diferencial necessário para analisar, identificar e ajudar o analisando a se aproximar de si e conhecer-se verdadeiramente.
Referências
FEIJOO, A. M. L. C.; PROTASIO, M. M. Análise Existencial: uma psicologia de inspiração kierkegaardiana. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 63, n. 3, pp. 72-88, 2011.ISSN 1809-5267.
KIERKEGAARD, S. A. Dezoito Discursos Edificantes. Trad.: Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D’Água, 2023. Originalmente publicado em 1844.
__________. Escritos de Søren Kierkegaard Volumen 5: Discursos Edificantes. Tres discursos para ocasiones supuestas. Trad.: Darío González. Madri: Editorial Trotta, S. A., 2010. Originalmente publicado em 1844.
__________. O Conceito de Angústia. Trad.: Valls A. L. M. Petrópolis: Vozes, 2016. Originalmente publicado em 1844.
__________. Ponto de Vista Explicativo da Minha Obra como Escritor. Lisboa: Edições 70, 1986. Originalmente publicado em 1859.