ENTRE DEUSES E HUMANOS:
A APATIA ESTOICA E A MATREOPATIA DE KANT
Palavras-chave:
Estoicismo, Kant, Apatia, Metriopatia, Paixões, Estoicismo. Kant. Apatia. Metriopatia. Paixões.Resumo
O presente artigo examina o conceito de ἀπάθεια (apatheia) no estoicismo, com foco em Zenão de Cítio, contrastando-o com a abordagem kantiana dos sentimentos e inclinações. Primeiramente, analisa-se a concepção estoica de apatheia como ausência de paixões perturbadoras, destacando como a virtude, nesse contexto, é vista como um estado de liberdade em relação às paixões, orientado para um autodomínio que aspira à perfeição divina. Em seguida, introduz-se a crítica de Kant, que, apesar de reconhecer o valor da disciplina sobre as inclinações, refuta a ideia de sua erradicação total, defendendo uma metriopatia (moderação) que alinha emoções e razão. Kant propõe uma apatia moral que subordina as inclinações ao dever, sem extingui-las completamente. A análise conclui que, enquanto os estoicos advogam uma insensibilidade emocional absoluta, Kant preza pelo controle racional sobre as inclinações, orientando-as para a ação moral.
Referências
ARNIM, Ioannes ab. Stoicorum Veterum Fragmenta. Volumen I: Zeno et Zenonis Discipuli. Editio Stereotypa Editionis Primae (1905). Stutgardiae: B. G. Teubner, 1964.
BAXLEY, Anne Margaret. Kant’s Theory of Virtue: The Value of Autocracy. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
BOROWSKI, Ludwig Ernst. Darstellung des Lebens und Character Immanuel Kants. Königsberg: Friedrich Nicolovius, 1804.
CICERO, Marcus Tullius. Discussões Tusculanas. Tradução de Bruno Fregni Bassetto. Uberlândia: EDUFU, 2014. Edição bilíngue.
CICERO, Marcus Tullius. On Academic Scepticism. Tradução, introdução e notas por Charles Brittain. Indianapolis/Cambridge: Hackett Publishing Company, Inc., 2006.
CÍCERO, Marcus Tullius. On moral ends. Tradução de Raphael Woolf. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
DILLON, John M. Metriopatheia and Apatheia: Some Reflections on a Controversy in Later Greek Ethics. ANTON, John P.; PREUS, Anthony (Ed.). Essays in Ancient Greek Philosophy. Volume 2. Albany: State University of New York Press, 1983. p.508-518.
DIOGENES LAERTIUS. Lives of Eminent Philosophers. Edited with introduction by Tiziano Dorandi. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. Greek edition.
DIÓGENES LAERTIUS. Lives of Eminent Philosophers: An Edited Translation. Edited and translated by Stephen White. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
EDELSTEIN, Ludwig. The Meaning of Stoicism. Cambridge, MA: Harvard University Press; Londres: Oxford University Press, 1966.
Felix Meiner Verlag, 1986.
FRIERSON, Patrick R. Kant’s Empirical Psychology. In: COHEN, Alix (Ed.). Kant’s Lectures on Anthropology: A Critical Guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p. 94-113.
JACHMANN, Reinhold Bernhard. Immanuel Kant beschrieben in Briefen an einen Freund. Königsberg: Friedrich Nicolovius, 1804.
KANT, Immanuel. Lectures on Anthropology. Editado por Allen W. Wood e Robert B. Louden. Traduzido por Robert R. Clewis, Robert B. Louden, G. Felicitas Munzel e Allen W. Wood. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KORFMACHER, William Charles. Stoic Apatheia and Seneca's De Clementia. Transactions and Proceedings of the American Philological Association, vol. 77, 1946, pp. 44-52.
LACTANTIUS, Coelius Firmianus. Divinarum Institutionum Libri Septem. Lugduni: apud Seb. Gryphium, 1543.
MAKKREEL, Rudolf A. Self-cognition and self-assessment. In: COHEN, Alix (Ed.). Kant’s Lectures on Anthropology: A Critical Guide. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. p.18-37).
MERRITT, Melissa. Kant on Reflection and Virtue. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
NUSSBAUM, Matha. Duties of Justice, Duties of Material Aid: Cicero’s Problematic Legacy. In: STRANGE, Steven; ZUPKO, Jack. Stoicism: Traditions and Transformation. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. p.214-249.
PLATO. The Republic. Trans. de Paul Shorey. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1937. (Loeb Classical Library). Book: I-V.
PLATO. The Republic. Trans. Paul Shorey. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1937. (Loeb Classical Library). Book: IV-X.
SCHINK, Willi. Kant und die stoische Ethik. Kant-Studien. Band 18, Heft 1-3, 1913. p. 420-466.
SÊNECA, Lúcio Aneu. Cartas a Lucílio. 2 ed. Tradução, Prefácio e Notas de J. A. Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
SPANNEUT, Michel. Apatheia ancienne, apatheia chrétienne. Ière partie: L'apatheia ancienne. HAASE, Wolfgang. Philosophie, Wissenschaften, Technik. Apatheia ancienne, apatheia chrétienne. Ière partie: L'apatheia ancienne. 1994. p.4641-4717.
STOBAEI, Ioannis. Eclogarum Physicarum et Ethicarum: Libri Dvo. Arn. Herm. Ludov. Heeren. Gottingae: Vandenhoek et Ruprecht, 1850. Partis secundae tomys prior.
WEHOFSITS, Anna. Passions: Kant's psychology of self-deception. Inquiry, v. 65, n. 1-2, p. 1-26, 2020.
WHITE, Nicholas, P. Two Notes on Stoic Terminology. The American Journal of Philology, v. 99, n. 1, 1978, pp. 111-119.
WOOD, Neal. Cicero's Social and Political Thought. Berkeley and Los Angeles: University of California Press, 1991.
ZELLER, E. The Stoics, Epicureans and Sceptics. Translated by Rev. Oswald J. Reichel. New and Revised Edition. London: Longmans, Green, and Co., 1892