ANÁLISE DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2016 A 2019

Autores

  • Gisele de Cássia Gusmão Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

Educação Especial., Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Napne

Resumo

O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), em especial, oferece cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio), presenciais e a distância, cursos técnicos PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos), FIC (Formação Inicial e Continuada), cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação. Adicionalmente, faz parte da política dos IFs o apoio ao estudante público alvo da educação especial (PAEE) a partir da manutenção de núcleos de apoio. Um desses núcleos é o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) responsável pela promoção de ações na maioria dos IFs para o atendimento dos estudantes PAEE, sendo uma das possibilidades de atuação do professor de Educação Especial. Desta forma, no presente estudo, questiona-se em que medida as ações do NAPNE/IFNMG contribuem para a fomentação da cultura da educação para a convivência e aceitação das pessoas com necessidades específicas. Objetivamente busca-se discutir se as ações realizadas pelo Napne nos diversos campi do IFNMG estão em consonância com seus objetivos conforme o Regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/IFNMG) através de uma pesquisa documental e qualitativa. Conclui-se que o Napne tem movimentado a comunidade escolar com ações de inclusão do PAEE desde servidores a alunos, no entanto não tem cumprido plenamente seus objetivos. Apesar dos núcleos não estarem estagnados, pressupõe que a falta de recurso financeiro específico para o Napne contribui para o não cumprimento pleno de suas competências.

Biografia do Autor

Gisele de Cássia Gusmão, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso, Gestão Empresarial pela Faculdade Única de Ipatinga e, em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 

Referências

Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União: Seção 1, Edição 189, p. 6. Brasília, 2020. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020- 280529948

Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm.

Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC.

França, M. G., & Teixeira, R. I. de O. (2016). Políticas de Educação Especial no Ensino Médio e Educação Profissional: Um olhar para o contexto do Instituto Federal do Espírito Santo. In S. L. Victor, & I. M. de Oliveira (Org.), Educação Especial: política e formação de professores (pp. 61-78).

Godoy, A. S. (1995). A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 35(4), 65-71.

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). (2021). https://portal.ifnmg.edu.br/ifnmg/conheca

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). (2019). Regulamento do Núcleo de Atendi-mento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Minas Gerais, https://www.ifnmg.edu.br/napneifnmg

Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 3.

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Seção 1, p. 2.

Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 dez. 2016. Seção 1, p. 3.

Marques, C. L. (2014). Educação Profissional: o ingresso, as tecnologias e a permanência dos alunos com deficiência no Instituto Federal de Brasília. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório da Universidade de Brasília. https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/15892/1/2014_ClaudiaLuizaMarques.pdf

Ministério da Educação. Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Programa Incluir). http://portal.mec.gov.br/programa-incluir

Resolução nº 4, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 05 out. 2009. Seção 1, 17-17. https://www.jusBrasil.com.br/diarios/897119/pg-17-secao-1-diariooficial-da-uniao-dou-de-05-10-2009

Vilaronga, C. A. R; Silva, M. O. da, Franco, A.B. M., & Rios, G. A. (2021). Inclusão escolar e atuação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas no Instituto Federal de São Paulo. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, 102(260), 283-307.

Zerbato, A. P., Vilaronga, C. A. R., & Santos, J. R. (2021). Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: Reflexões sobre a Atuação do Professor de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 27, e0196, 319-336.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

GUSMÃO, G. de C. ANÁLISE DAS AÇÕES DO NÚCLEO DE APOIO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2016 A 2019. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 419–431, 2023. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1002. Acesso em: 24 nov. 2024.