PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SERTÃO ALAGOANO: PESSOAS E CONTEXTOS

Autores

  • Noelia Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação Inclusiva; Pesquisa em Educação.

Resumo

As pesquisas executadas durante um curso de licenciatura podem favorecer a reflexão sobre problemáticas educacionais, incluindo o processo de inclusão escolar. Assim, este artigo teve como objetivo mapear as pesquisas na área de Educação Especial e Inclusiva realizadas por estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAL/Campus do Sertão. Trata-se de um estudo descritivo e documental que resultou na análise de 25 trabalhos de conclusão de curso defendidos de 2014 a 2021. Com base nas análises, evidenciou-se que há um predomínio de pesquisas do tipo qualitativa, em que são usados questionários, entrevistas e/ou observações como instrumentos para coletar dados junto a professores, estudantes com necessidades educativas especiais, profissionais da escola e pais. As pesquisas mostraram a realidade da inclusão em escolas de diferentes cidades sertanejas e enfatizam a interação dos estudantes público-alvo da Educação Especial com diversos agentes da escola e com suas famílias.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, N. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SERTÃO ALAGOANO: PESSOAS E CONTEXTOS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1034. Acesso em: 22 dez. 2024.