PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SERTÃO ALAGOANO: PESSOAS E CONTEXTOS

Autores

  • Noelia Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação Inclusiva; Pesquisa em Educação.

Resumo

As pesquisas executadas durante um curso de licenciatura podem favorecer a reflexão sobre problemáticas educacionais, incluindo o processo de inclusão escolar. Assim, este artigo teve como objetivo mapear as pesquisas na área de Educação Especial e Inclusiva realizadas por estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFAL/Campus do Sertão. Trata-se de um estudo descritivo e documental que resultou na análise de 25 trabalhos de conclusão de curso defendidos de 2014 a 2021. Com base nas análises, evidenciou-se que há um predomínio de pesquisas do tipo qualitativa, em que são usados questionários, entrevistas e/ou observações como instrumentos para coletar dados junto a professores, estudantes com necessidades educativas especiais, profissionais da escola e pais. As pesquisas mostraram a realidade da inclusão em escolas de diferentes cidades sertanejas e enfatizam a interação dos estudantes público-alvo da Educação Especial com diversos agentes da escola e com suas famílias.

Referências

Alves, A. L. E. M. (2018). Educação especial: um olhar atento aos principais transtornos de aprendizagem e como os jogos podem servir de auxílio para a inclusão. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Alves, D. G. (2017). “Inclusão na Berlinda”: a realidade do professor e da escola diante da inserção do aluno no ambiente educacional regular. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Arruda, R.R. (2016). A criança com Síndrome de Down (SD) e os desafios da educação especial inclusiva: estudo realizado na Escola Noêmia Bandeira da Silva, em Delmiro Gouveia/AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Brasil. (2006). Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Alto Sertão de Alagoas. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário. Acesso em 25 de julho de 2021. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_territorio040.pdf

Brasil. (2010). Programa Água Doce: Resumo Executivo Planos Estaduais do Programa Água Doce 2010-2019. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. Acesso em 25 de julho de 2021. Disponível em: https://antigo.mdr.gov.br/images/stories/aguadoce/ArquivosPDF/resumo_executivo_PAD-1.pdf

Braun, P. A. (2014). A pesquisa-ação: aspectos conceituais, aplicação e implicações em investigações sobre Educação Especial. In: L. R. d´O. P. Nunes (Org.), Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial (pp. 89-104). São Carlos: Marquezine & Manzini, ABPEE.

Corrêa Netto, M. M. F. (2013). Os desafios da Inclusão. In: L. R. d´O. P. Nunes, M. Suplino, C. C. F. Walter (Orgs.). Ensaio sobre autismo e deficiência múltipla (pp. 59-69). Marília: ABPEE, Marquezine & Manzini.

Correia, S. A. (2018). O Taekwondo como ferramenta para a inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um relato de experiência no município de Delmiro Gouveia – AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 01 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4838

Deodato, E. F. S. (2017). A perspectiva dos docentes sobre a relação entre família e as dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso no município de Piranhas-AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Feitosa. M. E. B. (2019). As práticas para inclusão escolar de um estudante com autismo: um estudo de caso numa escola do município de Delmiro Gouveia-AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 01 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5873

Galdino, E. P. M. (2018). Considerações sobre Transtorno do Espectro Autista na sala de aula: um estudo de caso numa escola pública de Delmiro Gouveia/AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 01 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3636

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.

Glat, R. & Antunes, K. C. V. (2014). A metodologia de história de vida na pesquisa em Educação Especial: a escuta dos sujeitos. In L. R. d´O. P. Nunes (Org.), Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial (pp. 53-72). São Carlos: Marquezine & Manzini, ABPEE.

Glat, R. & Blanco, L. M. V. (2015). Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: R. GLAT (Org.), Educação Inclusiva: Cultura e cotidiano escolar (pp.15-35). Rio de Janeiro: Sette Letras.

Goldenberg, M. (2004). A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. São Paulo: Record.

Gomes, C. M. (2019). Sala de recursos multifuncionais e sua contribuição no processo de inclusão: um estudo de caso no Alto Sertão de Alagoas. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 01 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4721

Gonçalves, R. M. (2019). A perspectiva docente sobre acesso à escola regular e práticas inclusivas para estudantes com necessidades educacionais especiais. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 01 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5396

Guimarães. A. O. (2015). A inclusão da pessoa com Síndrome de Down no município de Piranhas-AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Lima, C. C. (2018). Inclusão escolar: dificuldades e desafios na prática pedagógica dos professores de Educação Infantil na cidade de Delmiro Gouveia – AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 01 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4813

Lima, L. S. (2014). A disciplina de LIBRAS nos cursos de formação de professores: uma análise a partir das concepções dos alunos de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas-Campus Sertão. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Mantoan, M. T. E. (2006). Igualdade e diferença na escola: como andar no fio da navalha. In: V. A. Arantes (Org.), Inclusão escolar (pp. 15-30). São Paulo: Summus.

Marconi, M. A. & Lakatos, E. M. (2002). Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados 5. ed. São Paulo: Atlas.

Nunes, L. R. d´O. P. & Walter, C. C. F. (2014). Pesquisa experimental em educação especial. In: L. R. d´O. P. Nunes (Org.), Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial (pp. 27-51). São Carlos: Marquezine & Manzini, ABPEE.

Pletsch, M. D. (2009). A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, Curitiba, 33, 143-156. Acesso em 07 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/VNnyNh5dLGQBRR76Hc9dHqQ/?lang=pt&format=pdf

Pletsch, M. D. & Rocha, M. G. S. (2014). A etnografia como abordagem metodológica em pesquisas na Educação Especial. In: L. R. d´O. P. Nunes (Org.), Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial (pp. 73-88). São Carlos: Marquezine & Manzini, ABPEE.

Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (2010). IDHM Municípios 2010. Acesso em 25 de junho de 2021. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/idh0/rankings/idhm-municipios-2010.html

Sandes, T.R.A. (2015). Desafios da implementação da atual política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de ensino de Delmiro Gouveia-AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Secretaria de Desenvolvimento Territorial (2015). Ministério do Desenvolvimento Agrário. Perfil territorial do Alto Sertão de Alagoas. Brasília. Acesso em 18 de agosto de 2021. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/caderno/caderno_territorial_040_Do%20Alto%20%20Sert%C3%83%C2%A3o%20-%20AL.pdf

Silva. C. C. (2020). Situação educacional e linguística dos estudantes surdos da cidade de Pariconha-AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 02 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7564

Silva, C. O. (2017). Formação de Professores e Educação Inclusiva: conhecendo a formação e os professores do ensino fundamental do município de Delmiro Gouveia – AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Silva, E. M. (2018). As práticas pedagógicas de professores junto a estudantes com autismo em uma escola da rede municipal de Delmiro Gouveia -AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Silva, I. C. O. (2014). A música na educação de adolescentes com síndrome de Down em Delmiro Gouveia-AL: diálogo com a perspectiva vygotskyana. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Silva, I. M. B. (2016). A inclusão de criança com autismo em turmas regulares: um olhar sobre a interação entre o professor e aluno. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Silva, L.R. F. (2020). Crianças nascidas com microcefalia e expectativas de escolarização. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 02 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7606

Silva, R. S. (2016). Educação Especial e Inclusiva no Contexto Escolar. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Silva, S. A. (2021). Inclusão de alunos com deficiência visual: um estudo bibliográfico. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 02 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7569

Silva, S. S. (2019). Formação de professores e educação inclusiva: A perspectiva dos discentes do curso de licenciatura em pedagogia da UFAL/ Campus do Sertão. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 02 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5454

Souza, L. R.A. (2019). Educação de surdos: uma análise através do olhar do professor do ensino fundamental I no município de Delmiro Gouveia-AL. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 02 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5126

Souza, Q. F. (2016). A formação de professores e a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais em escolas regulares do município de Água Branca. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas.

Torres, M. R. (2020). Das políticas de Educação Especial às ações inclusivas em uma escola na zona rural do município de Água Branca – Alagoas. Trabalho de Conclusão de Curso. Delmiro Gouveia: Universidade Federal de Alagoas. Acesso em 02 de julho de 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7539

Universidade Federal de Alagoas. (2009). Programa de expansão e de reestruturação da Universidade Federal de Alagoas. Segunda etapa da interiorização: campus do sertão – sede Delmiro Gouveia e pólo Santana do Ipanema. Maceió. Disponível em: http://www.copeve.ufal.br/concursos/docente_ufal/projeto_interiorizacao_sertao.pdf

Universidade Federal de Alagoas. (2018). Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Delmiro Gouveia. Acesso em 08 de junho de 2021. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus_sertao/projeto-pedagogico-pedagogia-licenciatura-2018.pdf/view

Universidade Federal de Alagoas. (2020). Resolução TCC Pedagogia nº01, de 22 de setembro de 2020. Delmiro Gouveia. Acesso em 20 de junho de 2021. Disponível em: https://campusdosertao.ufal.br/graduacao/pedagogia/documentos/tcc-3/resolucao-tcc-pedagogia-n-4-2018/view

Downloads

Publicado

2022-08-03

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, N. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO SERTÃO ALAGOANO: PESSOAS E CONTEXTOS. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 1, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1034. Acesso em: 21 nov. 2024.