RESENHA - EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA, UM CAMINHO PARA A LIBERDADE SEGUNDO PAULO FREIRE

Autores

  • Magda de Souza Santos Melo SILVA Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triangulo Mineiro. IFTM. Campus Uberaba/MG.

Palavras-chave:

Conscientização, Educação, Transformação

Resumo

O presente ensaio trata-se de análise de duas obras de Paulo Freire a saber: “Educação como prática de liberdade” escrita em [1967] e “Conscientização” também de Paulo Freire em [1979]. Trata-se de importantes obras do ilustre educador e escritor brasileiro respeitado internacionalmente. O objetivo desse estudo foi apresentar alguns pontos relevantes alcançados pela leitura e compreensão dos referidos textos. E de forma mais específica trazer para o debate atual o que Paulo Freire entendia pela por educação e conscientização e que fatores esses aspectos sociais e políticos se remetiam. A metodologia utilizada no desenvolvimento dessa pesquisa foi a revisão bibliográfica, pelo método qualitativo de pesquisa. Sendo esta essencial para que o trabalho siga o rigor científico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. As buscas por dados ocorreram em base de dados a Scielo, e Google Acadêmico em formato eletrônico. Os critérios de inclusão foram a pertinência ao assunto e de exclusão a ausência de relação com o tema. Concluiu-se que a que as obras escritas há mais de quatro décadas por Paulo Freire se apresentaram muito à frente de seu tempo, pois atualmente ainda se vivencia essa mesma busca pela educação e conscientização crítica, assim como pela transformação do homem em sociedade que segundo esse filósofo da educação deve passar pelo caminho do conhecimento e da educação.

Referências

Agostinho, Nilo. Conscientização e educação: ação e reflexão que transformam o mundo. Universidade São Francisco. Itatiba. São Paulo. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em:09/05/2022.

Beisiegel, Celso de Rui. Paulo Freire. Celso de Rui Beisiegel. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. 2010. Editora Massangana,128 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/. Acesso em: 09/05/2022.

Feitosa, Sonia Couto Souza, Método Paulo Freire. Princípios e práticas de uma concepção popular de educação. FE-USP. São Paulo. 1999. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org. Acesso em: 09/05/202.

Freire, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo de Freire. Editora Cortes e Morais. São Paulo. 1979. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/.pdf. Acesso em: 10/05/2022.

Freire, P.; Weffort, Francisco C. (Org). A educação como prática de liberdade. 1967. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2022-09-16