RESENHA - EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA, UM CAMINHO PARA A LIBERDADE SEGUNDO PAULO FREIRE

Authors

  • Magda de Souza Santos Melo SILVA Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Triangulo Mineiro. IFTM. Campus Uberaba/MG.

Keywords:

Conscientização, Educação, Transformação

Abstract

O presente ensaio trata-se de análise de duas obras de Paulo Freire a saber: “Educação como prática de liberdade” escrita em [1967] e “Conscientização” também de Paulo Freire em [1979]. Trata-se de importantes obras do ilustre educador e escritor brasileiro respeitado internacionalmente. O objetivo desse estudo foi apresentar alguns pontos relevantes alcançados pela leitura e compreensão dos referidos textos. E de forma mais específica trazer para o debate atual o que Paulo Freire entendia pela por educação e conscientização e que fatores esses aspectos sociais e políticos se remetiam. A metodologia utilizada no desenvolvimento dessa pesquisa foi a revisão bibliográfica, pelo método qualitativo de pesquisa. Sendo esta essencial para que o trabalho siga o rigor científico necessário ao desenvolvimento da pesquisa. As buscas por dados ocorreram em base de dados a Scielo, e Google Acadêmico em formato eletrônico. Os critérios de inclusão foram a pertinência ao assunto e de exclusão a ausência de relação com o tema. Concluiu-se que a que as obras escritas há mais de quatro décadas por Paulo Freire se apresentaram muito à frente de seu tempo, pois atualmente ainda se vivencia essa mesma busca pela educação e conscientização crítica, assim como pela transformação do homem em sociedade que segundo esse filósofo da educação deve passar pelo caminho do conhecimento e da educação.

References

Agostinho, N. Conscientização e educação: ação e reflexão que transformam o mundo. Universidade São Francisco. Itatiba. São Paulo. https://www.scielo.com.br

Beisiegel, C. R. (2010). Paulo Freire. Celso de Rui Beisiegel. Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Editora Massangana, p. 128. https://edisciplinas.usp.br/

Feitosa, S. C. S. Método Paulo Freire. (1999). Princípios e práticas de uma concepção popular de educação. FE-USP. São Paulo. http://www.acervo.paulofreire.org

Freire, P. (1979). Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo de Freire. Editora Cortes e Morais. São Paulo. https://www.fpce.up.pt/ciie/.pdf

Freire, P., & Weffort, F. C. (Org). (1967). A educação como prática de liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro.

Published

2022-09-16

How to Cite

SILVA, M. de S. S. M. RESENHA - EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA, UM CAMINHO PARA A LIBERDADE SEGUNDO PAULO FREIRE. REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1315. Acesso em: 24 nov. 2024.