AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA DO TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA (DISCALCULIA)

Autores

  • Claudionor Alves da Santa Rosa Faculdade de Tecnológia Victor Civita

Palavras-chave:

Discalculia, Transtorno de Aprendizagem, Neuropsicopedagogia, Ensino de Matemática

Resumo

Em vários estudos, comprovou-se que o cérebro humano tem uma pré-disposição para aprendizagem de Matemática, o que deveria facilitar o ensino e aprendizagem nas escolas. No entanto, o que se observa nos ambientes escolares é algo muito diferente. Grande parte dos alunos tem uma aversão à Matemática, alguns apresentando transtorno de aprendizagem, como a Discalculia, o que justifica a dificuldade ou mesmo resistência para trabalhar com operações envolvendo o cálculo. Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de avaliação neuropsicopedagógica para diagnosticar, tratar, acompanhar e orientar intervenções acadêmicas para o transtorno da aprendizagem da Matemática, no caso, a Discalculia. Trata-se de uma pesquisa explicativa qualitativa descritiva, que visa a identificação de fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos e relações existentes na comunidade, grupo ou realidade estudada. Os resultados apontam que a Discalculia não tem cura e não pode ser tratada com medicamentos. Caso não seja tratada, na vida adulta o indivíduo poderá ser prejudicado na vida pessoal, acadêmica e social.

Biografia do Autor

Claudionor Alves da Santa Rosa, Faculdade de Tecnológia Victor Civita

Mestre em Análise Geoambiental pela Universidade de Guarulhos-UnG (2013), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília, Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialização em Ensino de Química pela Universidade Federal do ABC, Especialização em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, Especialização em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Venda do Imigrante e Especialização em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdades Integradas Teresa Martin, FITM. Graduação em Curso de Graduação de Professores - Esquema I, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Graduação em Curso Superior de Tecnologia da Construção Civil, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo, Brasil. Professor da Faculdade de Tecnologia Victor Civita (desde 2012) e da Escola Técnica Guaracy Silveira em (desde 1996) ambas em São Paulo e mantidas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. E-mail: csrrosa@terra.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2378-8465.

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Publicado

2022-10-05

Como Citar

SANTA ROSA, C. A. da. AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA DO TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA (DISCALCULIA). REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 7, n. 2, p. 179–191, 2022. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1325. Acesso em: 22 dez. 2024.