AVALIAÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA DO TRANSTORNO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA (DISCALCULIA)
Palavras-chave:
Discalculia, Transtorno de Aprendizagem, Neuropsicopedagogia, Ensino de MatemáticaResumo
Em vários estudos, comprovou-se que o cérebro humano tem uma pré-disposição para aprendizagem de Matemática, o que deveria facilitar o ensino e aprendizagem nas escolas. No entanto, o que se observa nos ambientes escolares é algo muito diferente. Grande parte dos alunos tem uma aversão à Matemática, alguns apresentando transtorno de aprendizagem, como a Discalculia, o que justifica a dificuldade ou mesmo resistência para trabalhar com operações envolvendo o cálculo. Este trabalho tem por objetivo apresentar o processo de avaliação neuropsicopedagógica para diagnosticar, tratar, acompanhar e orientar intervenções acadêmicas para o transtorno da aprendizagem da Matemática, no caso, a Discalculia. Trata-se de uma pesquisa explicativa qualitativa descritiva, que visa a identificação de fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos e relações existentes na comunidade, grupo ou realidade estudada. Os resultados apontam que a Discalculia não tem cura e não pode ser tratada com medicamentos. Caso não seja tratada, na vida adulta o indivíduo poderá ser prejudicado na vida pessoal, acadêmica e social.
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