A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA

Autores

  • Marília Nóbrega Pereira de Farias Universidade Estadual da Paraíba
  • Paula Almeida de Castro Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Formação de professores, Docência, Desafios

Resumo

Neste artigo propomos uma discussão sobre a formação de professores de Educação Física apontando os desafios da docência num diálogo bastante atual do contexto educacional. Pretende-se aqui destacar a importância da qualificação do profissional da educação para uma prática pedagógica efetiva dando uma atenção à formação docente, fundamentada na parceria entre universidade e escola, tentando identificar os desafios que são impostos nessa práxis educativa na tentativa de superar o distanciamento entre os ambientes de formação e o exercício profissional. Com relação à Educação Física, a formação de professores, sobretudo a inicial, esta deve está pautada na necessidade de o professor refletir sobre suas ações educativas e sua prática pedagógica no tocante aos diferentes saberes e formas de agir, nesse caso, vale ressaltar que o professor precisa dar condições aos alunos que lhes permitam desenvolver competências e habilidades a partir de vivências das práticas corporais. Este artigo se configura como um artigo de reflexão baseado numa pesquisa bibliográfica e documental acerca dos temas em questão para um maior aprofundamento teórico. Esse artigo dialoga de forma significativa com o trabalho docente na escola tendo em vista que traz contribuições para a formação de professores de Educação Física promovendo o diálogo entre ensino superior e educação básica. A formação do professor e os desafios da docência são fatores importantíssimos para o crescimento educacional e profissional a partir de uma visão crítica e emancipatória, sendo importante pensar essa formação para além do reducionismo e como uma ação libertadora, como já nos influenciava Paulo Freire eu suas obras.

Biografia do Autor

Marília Nóbrega Pereira de Farias, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba e Pós-Graduação no nível de Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Personalizado pelo Centro Universitário de Volta Redonda e em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual da Paraíba.

Paula Almeida de Castro, Universidade Estadual da Paraíba

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Doutora da Universidade Estadual da Paraíba. 

Referências

Ambrosetti, N. B., Nascimento, M. das G. C. de A., Almeida, P. A., Calil, A. M. G. C., & Passos, L. F. (2013). Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes. Educação em perspectiva, 4(1). https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615

Ferreira, N, R. et. al. (2015). Perspectivas de bolsistas do PIBID Educação Física em uma escola municipal. In F. D. Alves, G. N. S. R. & O. M. de S. Júnior, (Orgs.). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. (1a ed.). Curitiba, PR: CRV.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Melo, L. G. de. (2019). Formação docente e prática pedagógica dos professores de Educação Física: uma análise das relações do contexto escolar. In S. C.de O. Madrid. Educação Física Escolar e Formação de Professores: a pesquisa no programa de Pós-graduação em Educação da UEPG/PR. Curitiba: CRV.

Moreira, E. C., & Cunha, A. C. T. N. (2019). Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: reflexões e proposições. In E. C. Moreira. Formação inicial e continuada de professores de Educação Física: conceitos, reflexões e proposições. Curitiba: Appris.

Perassolli, M. A., & Alves, F. D. (2015). As contribuições do PIBID para a formação inicial na docência em Educação Física. In F. D. Alves, G. N. S. Ramos, & O. M. de Souza Júnior, (Orgs). Formação inicial de professores de Educação Física: experiências do PIBID/UFSCar. (1a ed.). Curitiba, PR: CRV.

Peroza, J. (2020). A formação de professores em Paulo Freire: entre a crítica e os fundamentos. In P. F. Giareta, & T. L. Pereira. Educação superior e a formação de professores no Brasil: contextos e desafios. (1a ed.). Campinas, SP: Mercado de Letras.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2019). Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda?. Revista Brasileira de Educação, 24 e 24000.

Santos, L. L. (2020). Por uma relação outra entre didática, currículo, avaliação e qualidade da educação básica. In V. M. Candau, G. B. da Cruz, & C. Fernandes (Org). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis, RJ: Vozes.

Strobe Neto, W., & Almeida, M. de L. P. de. (2020). Políticas de formação de professores na contemporaneidade: primeiras aproximações. In P. F. Giareta, & T. L. Pereira. Educação superior e a formação de professores no Brasil: contextos e desafios. (1a ed.). Campinas, SP: Mercado de Letras.

Taffarel, C. (2012). Formação de professores de educação física: diretrizes para a formação unificada. Kineses, 30(1), 95-133. https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5726/3395

Tardif, M., & Lessard, C. (2014). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

2023-02-16