As tecnologias digitais: importância e desafios para o fazer docente e o protagonismo discente

Autores

  • Mary Delane Gomes de Santana Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC), Ensino aprendizagem, Intervenção pedagógica, Fazer Docente, Protagonismo discente

Resumo

A educação vem sofrendo modificações com a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs), embora não de forma homogênea, visto que nem todas as instituições educacionais têm condições de implantar uma infraestrutura adequada para trabalhar com elas. Fora a questão da infraestrutura, ainda existe outro desafio que a educação tem enfrentado, que é o de capacitar os docentes para trabalharem com as tecnologias e engajarem os discentes nos processos educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se uso da revisão bibliográfica a partir dos seguintes autores: Moran (2000); Masetto (2012), Litto & Formiga (2009), Libâneo (2006), Barbosa (2014), Silva (2010) E GIL (2002). Este estudo teve como objetivo apresentar aos discentes do curso técnico em Multimeios Didáticos a importância e os desafios do uso das tecnologias digitais para a formação docente e o protagonismo discente. A pesquisa partiu de uma proposta de intervenção pedagógica executada no IFPB, no curso de Pós-Graduação lato sensu em docência para educação profissional e tecnológica. A partir da intervenção, foi possível gerar reflexões sobre o tema e conhecimentos úteis sobre o papel que docentes e discentes devem desempenhar frente às inovações trazidas pelas tecnologias digitais para o espaço escolar.

Biografia do Autor

Mary Delane Gomes de Santana, Universidade Estadual da Paraíba

Formação de nível técnico (Técnica em Telecomunicação pela Escola Técnica Redentorista e do Magistério Pela Escola Normal Pe. Emídio Viana. Graduação em Ciências Sociais e Pós-graduação em Sociologia (Nível mestrado), ambos pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - CAMPUS II (atualmente UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE). CURSO ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - PEDAGOGIA em nível de LICENCIATURA PLENA FACULDADE KURIOS - FAK. Especialização em Educação Profissional e Técnológica- EPT, pelo IFPB. Especialização em Ensino da Lingua Portuguesa e Matemática numa perspectiva Transdiciplinar - LPMT, pelo IFRN. Atualmente professora Substituta da UEPB, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.

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Publicado

2023-04-05