INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Este trabalho objetiva discutir e refletir sobre a inclusão no ensino superior de um aluno com deficiência visual, na sua trajetória de formação. A investigação está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão - NEPSI/ UNIPAC. A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso. Por meio da metodologia autobiográfica, a partir de uma narrativa, foram criadas categorias para análise do conteúdo. Observou-se que o aluno não enfrentou problemas de acessibilidade no ensino superior e que o capacistismo faz parte do discurso social do referido aluno. Percebeu-se que o uso de tecnologias assistivas são importantes para a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Foi verificado também que o modelo religioso da deficiência é fortemente utilizado pelo aluno. A experiência narrada revelou importantes experiências presentes na formação acadêmica de uma pessoa com deficiência visual. Este fato pode contribuir para pensarmos em uma sociedade mais justa e inclusiva.
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