INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

Resumo

Este trabalho objetiva discutir e refletir sobre a inclusão no ensino superior de um aluno com deficiência visual, na sua trajetória de formação. A investigação está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão - NEPSI/ UNIPAC.  A partir de uma abordagem qualitativa de investigação, optou-se por desenvolver um Estudo de Caso.  Por meio da metodologia autobiográfica, a partir de uma narrativa, foram criadas categorias para análise do conteúdo. Observou-se que o aluno não enfrentou problemas de acessibilidade no ensino superior e que o capacistismo faz parte do discurso social do referido aluno. Percebeu-se que o uso de tecnologias assistivas são importantes para a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Foi verificado também que o modelo religioso da deficiência é fortemente utilizado pelo aluno. A experiência narrada revelou importantes experiências presentes na formação acadêmica de uma pessoa com deficiência visual. Este fato pode contribuir para pensarmos em uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Fabrício de Paula Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (PPGE/UFOP - MG). Atualmente é coordenador de curso de graduação em Educação Física pela Universidade Presidente Antônio Carlos- UNIPAC Lafaiete-MG. Possui Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade FUMEC -(PPGECC/FUMEC-MG), 2019. Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF)- 2015. Especialista em Psicologia do Esporte pela AVM- Faculdade Integrada (2014). Graduado em Educação Física, licenciatura e bacharelado (2008). É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI)- CNPq. Coordenador do núcleo de pesquisa e inclusão, vinculado a UNIPAC-Conselheiro Lafaiete. Tem experiência como docente no ensino superior desde 2015 e experiência como professor de educação física na educação básica desde 2007.

Maria Teresa Sudário Rocha , Universidade Federal de Ouro Preto

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana - SP. Especialista em Docência no Ensino Superior, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Funcional para a Saúde e Condicionamento pela Facuminas. Especialista em Educação Física e Nutrição pela Faculdade Metropolitana - SP. Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bacharela em Educação Física pela Faculdade Claretiano. Graduanda em Pedagogia pela FAVENI. Professora no curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Lafaiete. Coordenadora do Projeto de Iniciação Científica (PROBIC) - Percepções de Profissionais de Educação Física sobre o Treinamento Funcional e seus condicionantes para a saúde. Vice coordenadora do NESPI - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Inclusão. 

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Publicado

2023-07-26

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO