PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ACESSIBILIDADE NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2005-2021)

Autores

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão escolar, Estudantes com deficiência

Resumo

As discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos espaços da sociedade têm ganhado destaque nas três últimas décadas, o que tem gerado, também, um aumento no número de estudos que tratam do tema. Mais recentemente, a acessibilidade tem sido pautada nesses estudos, dada a sua importância para a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino. Diante do exposto, este estudo buscou mapear e analisar a produção científica sobre acessibilidade na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foram encontradas 40 publicações na revista que tratam da acessibilidade no período entre 2006 e 2021, cujos dados indicam a prevalência estudos do tipo relatos de experiências, contemplando as diversas dimensões da acessibilidade. Autores das regiões Sul e Sudeste assinam a maior parte das produções analisadas, sendo observadas iniciativas de grupos de pesquisa na promoção de acessibilidade junto a professores e estudantes de diferentes níveis e etapas educacionais

Biografia do Autor

Rafael Soares Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Pós-Doutor em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutor em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Ensino de Química e Educação Especial Inclusiva (UNICSUL); Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Especialista em Ensino de Química, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais e Educação Especial e Inclusiva. Licenciado em Química, Educação Especial e Pedagogia. Pesquisa Ensino de Ciências e Ensino de Química, Pedagogia e Educação Especial; Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Coordenador de Disciplinas e Professor no Curso de Especialização lato sensu EDUCAÇÃO ESPECIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UFRRJ/CECIERJ. 

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Professor substituto do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciado em Química (IFCE), Mestre em Educação (UFC) e Doutorando em Educação (UFMG). Pesquisa Educação Química.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

SILVA, R.; SILVA, W. D. A. da. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ACESSIBILIDADE NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2005-2021). REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 46–63, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1674. Acesso em: 4 mar. 2025.