PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ACESSIBILIDADE NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2005-2021)

Autores

Resumo

As discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos espaços da sociedade têm ganhado destaque nas três últimas décadas, o que tem gerado, também, um aumento no número de estudos que tratam do tema. Mais recentemente, a acessibilidade tem sido pautada nesses estudos, dada a sua importância para a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino. Diante do exposto, este estudo buscou mapear e analisar a produção científica sobre acessibilidade na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foram encontradas 40 publicações na revista que tratam da acessibilidade no período entre 2006 e 2021, cujos dados indicam a prevalência estudos do tipo relatos de experiências, contemplando as diversas dimensões da acessibilidade. Autores das regiões Sul e Sudeste assinam a maior parte das produções analisadas, sendo observadas iniciativas de grupos de pesquisa na promoção de acessibilidade junto a professores e estudantes de diferentes níveis e etapas educacionais

Biografia do Autor

Rafael Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (UFRRJ); Pós-Doutor em Química pelo IQSC-USP; Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Ensino de Química e Educação Especial Inclusiva (UNICSUL); Mestre em Engenharia e Ciências dos Materiais (MACKENZIE); Especialista em Ensino de Química, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Salas de Recursos Multifuncionais e Educação Especial e Inclusiva. Licenciado em Química, Educação Especial e Pedagogia. Pesquisa Ensino de Ciências e Ensino de Química, Pedagogia e Educação Especial; Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ). Coordenador de Disciplinas e Professor no Curso de Especialização lato sensu EDUCAÇÃO ESPECIAL E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - UFRRJ/CECIERJ. 

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor substituto do Departamento de Química Biológica da Universidade Regional do Cariri (URCA). Licenciado em Química (IFCE), Mestre em Educação (UFC) e Doutorando em Educação (UFMG). Pesquisa Educação Química.

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

SILVA, R.; SILVA, W. D. A. da. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ACESSIBILIDADE NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2005-2021). REIN - REVISTA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande, Brasil., v. 9, n. 1, p. 46–63, 2024. Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REIN/article/view/1674. Acesso em: 21 dez. 2024.