PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ACESSIBILIDADE NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2005-2021)
Abstract
As discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência nos diversos espaços da sociedade têm ganhado destaque nas três últimas décadas, o que tem gerado, também, um aumento no número de estudos que tratam do tema. Mais recentemente, a acessibilidade tem sido pautada nesses estudos, dada a sua importância para a efetivação da inclusão das pessoas com deficiência nas instituições de ensino. Diante do exposto, este estudo buscou mapear e analisar a produção científica sobre acessibilidade na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Foram encontradas 40 publicações na revista que tratam da acessibilidade no período entre 2006 e 2021, cujos dados indicam a prevalência estudos do tipo relatos de experiências, contemplando as diversas dimensões da acessibilidade. Autores das regiões Sul e Sudeste assinam a maior parte das produções analisadas, sendo observadas iniciativas de grupos de pesquisa na promoção de acessibilidade junto a professores e estudantes de diferentes níveis e etapas educacionais
References
Alpino, Â. M. S. et al. (2013). Orientações de fisioterapia a mães de adolescentes com paralisia cerebral: abordagem educativa para o cuidar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 19(4), 597-610.
Azevedo, C. B., Giroto, C. R. M., & Santana, A. P. O. (2015). Produção científica na área da surdez: análise dos artigos publicados na revista brasileira de educação especial no período de 1992 a 2013. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 21(4), 459-476.
Bock, G. L. K., Gesser, M., & Nuernberg, A. H. (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: a produção científica no período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(1), 143-160.
Borges, A. L. E. et al. (2017). Análise de atividades gráficas para crianças com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 23(4), 577-594.
Borges, W. F., & Mendes, E. G. (2018). Usabilidade de aplicativos de tecnologia assistiva por pessoas com baixa visão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(4), 483-500.
Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
Camargo, E. P., & Nardi, R. (2008). O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de óptica. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 14(3), 405-426.
Cantorani, J. R. H., Pilatti, L. A., & Gutierrez, G. L. (2015). Análise das versões do instrumento WHOQoL-DIS frente aos aspectos que motivaram sua criação: participação e autonomia. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 21(4), 407-426.
Capelli, J. C. S., Blasi, F. D., & Dutra, F. B. S. (2020). Percepção de docentes sobre o ingresso de um estudante surdo em um campus universitário. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 26(1), 85-108.
Casagrande, R. C., & Mainardes, J. (2021). O campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 27(e0132), 119-138.
Castro, S. F., & Almeida, M. A. (2014). Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 20(2),179-194.
Ciantelli, A. P. C., & Leite, L. P. (2016). Ações exercidas pelos núcleos de acessibilidade nas universidades federais brasileiras. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 22(3),413-428.
Corrêa, P. M. (2009). Acessibilidade: conceitos e formas de garantia. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 15(1), 171-172.
Corrêa, P. M., & Manzini, E. J. (2012). Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 18(2), 213-230.
Fiorentini, D. et al. (2016). O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: Fiorentini, D., Passos, C. L. B., Lima R. C. R. (org.).
Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: período 2001 a 2012. Campinas: Unicamp, 17-41.
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2006). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados.
Flor, C. S., Vanzin, T., & Ulbricht, V. (2013). Recomendações da WCAG 2.0 (2008) e a acessibilidade de surdos em conteúdos da web. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.19, n.2, p.161-168.
Gasparoto, M. C., & ALPINO, Â. M. S. Avaliação da acessibilidade domiciliar de crianças com deficiência física. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 18(2), 337-354, 2012.
Lacerda, C. B. F., & Gurgel, T. M. A. (2011). Perfil de tradutores-intérpretes de Libras (TILS) que atuam no ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 17(3), 481-496.
Lamônica, D. A. C. et al. (2008). Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no campus da USP de Bauru. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 14(2), 177-188.
Leal, N., Eusébio, C., & Rosa, M. J. (2020). Atitudes em relação às pessoas com deficiência: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 26(4), 689-710.
Leite, G. G., & Campos, J. A. P. P. (2018). Percurso Escolar de Estudantes com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos, Nível Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(1), 17-32.
Leria, L. A. et al. (2018). ENEM Acessível: Autonomia para a Pessoa com deficiência visual total no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(1), 103-120.
Marins, S. C. F., & Matsukura, T. S. (2009). Avaliação de políticas públicas: a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Fundamental das cidades-pólo do Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 15(1), 45-64.
Martins, W. B. et al. (2018). Pessoas com deficiências motoras, conhecimento e usufruto dos seus direitos fundamentais. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(3), 441-454.
Melo, F. R. L. V., Martins, L. A. R. (2007). Acolhendo e atuando com alunos que apresentam paralisia cerebral na classe regular: a organização da escola. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 13(1), 111-130.
Olivati, A. G., & Leite, L. P. (2019). Experiências acadêmicas de estudantes universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma análise interpretativa dos relatos. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 25(4), 729-746.
Paiva, G. O. S., & Melo, F. R. L. V. 2021. Acessibilidade linguística de surdos no Ensino Superior: reflexões sobre o curso de Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 27(e0154), 89-104.
Paula, K. M. P., & Enumo, S. R. F. (2007). Avaliação assistida e comunicação alternativa: procedimentos para a educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 13(1), 3-26.
Pereira, R. R. et al. (2020). Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 26(3), 387-402.
Petroni, N. N., Boueri, I. Z., & Lourenço, G. F. (2018). Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(3), 327-342.
Pieczkowski, T. M. Z., & Gavenda, M. L. (2021). Narrativas de Mulheres com Deficiência Visual. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 27(e0171), 139-156.
Pivetta, E. M., Saito, D. S., & Ulbricht, V. R. (2014). Surdos e acessibilidade: análise de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 20(1), 147-162.
Pletsch, M. D. et al. (2018). Revista Brasileira de Educação Especial: 25 anos de história. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(ed. esp.), 1-8.
Ribeiro, A. C., & Tentes, V. T. A. (2016). O caminho da escola para os estudantes com deficiência: o transporte escolar acessível no plano viver sem limite. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 22(1), 27-38.
Rocha, A. N. D. C., Desiderio, S. V., & Massaro, M. (2018). Avaliação da acessibilidade do parque durante o brincar de crianças com paralisia cerebral na escola. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 24(1), 73-88.
Romanowski, J. P., & Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em Educação. Diálogo Educacional, Curitiba, 6(19), 37-50.
Sandoval, M. et al. (2020). Student and Faculty Perspectives of Inclusive Teaching Practices in Teacher Training Degree Programs. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 26(4), 551-554.
Santarosa, L. M. C., Conforto, D., & Basso, L. O. (2012). Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 18(3), 449-468.
Santarosa, L. M. C., & Conforto, D. (2015.) Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 21(4), 349-366.
Silva, J. S. S., & González-Gil, F. (2017). Acessibilidade, Gênero e Educação Superior: Indicativos Procedentes das Investigações Científicas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 23(4), 607-622.
Silva, J. S. S., & Ferreira, W. B. (2017). Sombreando a pessoa com deficiência: aplicabilidade da técnica de sombreamento na coleta de dados em pesquisa qualitativa. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 23(2), 185-200.
Silva, R. L. M. et al. (2013). Efeitos da comunicação alternativa na interação professor-aluno com paralisia cerebral não-falante. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 19(1), 25-42.
Silva, R. S., Silva, W. D. A. (2022). A docência em Ciências da Natureza e a Educação Especial numa perspectiva inclusiva. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, 8(3), 797-812.
Siqueira, I. M., & Santana, C. S. (2010). Propostas de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no ensino superior. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 16(1), 127-136.
Souza, N., Cardoso, E., & Perry, G. T. (2019). Limitações da Avaliação Automatizada de Acessibilidade em uma Plataforma de MOOCS: Estudo de Caso de uma Plataforma Brasileira. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, 25(4), 603-616.
Tanaka, E. D. O. (2006). Acessibilidade: um dos caminhos para auxiliar na inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, 12(1), 139-142.